A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) estará presente na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) com mais de 80 atividades, dentre palestras, minicursos, oficinas, tours tecnológicos e exposições dos mais diversos assuntos, para atender ao público do evento, que acontece de 16 a 20 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas. O tema da feira deste ano é Compliance no Agro.
A vitrine agrotecnológica da Unitins, localizada no centro da feira, dispõe de ampla estrutura para atender ao público, com auditório para realização de palestras, espaço para exposição de trabalhos, além de áreas de convivência e troca de conhecimento. Oficinas e exposições serão realizadas, também, na estrutura do Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade, ao lado do Parque Agrotecnológico, onde haverá ainda exposição das peças do Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi e do Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta).
A diretora de Pesquisa Agropecuária da Unitins, Marjory Trajano, diz que o público pode esperar muita inovação na programação da Unitins deste ano, além de espaços de coworking e instagramável (para criação de conteúdos para redes sociais). “Vamos ter seleção de estágio lá mesmo dentro do nosso auditório, por uma empresa parceira, onde eles vão falar do perfil profissional e fazer uma seleção de estágio com nossos alunos”, antecipa.
Com tecnologia e agronegócio caminhando cada vez mais juntos, a Unitins inova e traz uma maratona de programação para dentro da Agrotins. O Hackaton acontecerá de 17 a 19 de maio e deverá contar com a participação de cerca de 50 acadêmicos, divididos em dez equipes em busca de soluções tecnológicas para os problemas apresentados.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Ana Flávia Gouveia de Faria, explica que os acadêmicos dos cursos de graduação das áreas de Tecnologia e Agro resolverão problemas que facilitarão a vida do produtor rural, de forma geral, gerando soluções tecnológicas inovadoras. As três melhores equipes participantes da maratona serão premiadas em dinheiro. O valor total da premiação é de R$ 6 mil. A organização do Hackaton é uma parceria entre Propesp e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, a Agrotins é uma oportunidade única para acadêmicos e docentes apresentar e dar visibilidade aos resultados de suas pesquisas científicas. “A gente está muito feliz de participar com a nossa estrutura e força máxima desta edição da Agrotins, alinhados ao tema da feira, que é Compliance no Agro. Nada melhor do que a gente entender os compromissos que o produtor rural, independente do seu porte, da sua esfera ou da sua cadeia produtiva, tem que cumprir para o desenvolvimento na sua atividade. A Unitins traz o que há de melhor para a feira e para a programação científica deste ano”, garante o reitor.
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras