Relatório aponta que principais rios da bacia seguem com níveis controlados e dentro dos parâmetros de normalidade
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (CBHRF), segue atuando de forma estratégica para garantir o equilíbrio dos recursos hídricos na região. Segundo o mais recente relatório técnico da Câmara Técnica de Agricultura Irrigada do Comitê, os principais rios da bacia apresentam condições hidrológicas favoráveis e permanecem dentro dos parâmetros de normalidade.
O relatório aponta que, embora alguns trechos, como o monitorado na estação Foz do Rio Formoso, tenham registrado níveis próximos ao limite de atenção, a situação está estabilizada graças ao gerenciamento eficiente das vazões e à liberação controlada de água pelas elevatórias. Dessa forma, os níveis dos rios permanecem dentro da normalidade, com pontos sob atenção monitorada e controlada.
Outros pontos de destaque, como as estações das Elevatórias Ilha Verde, Terra Negra e Dois Rios, registram níveis elevados, e permanecem dentro da normalidade operacional.
O levantamento foi realizado com base nos dados do sistema oficial de monitoramento, abrangendo pontos estratégicos da bacia, especialmente em áreas de influência das Elevatórias utilizadas na irrigação agrícola.
Ações preventivas
Como medida preventiva, os usuários localizados na região do Distrito de Irrigação do Rio Formoso (Dirf), onde não há elevatórias, foram orientados a adotar, de forma imediata, o plano de revezamento das captações. A recomendação foi motivada pelo nível registrado de 223 cm, valor que supera o limite de atenção estabelecido em 220 cm. “O revezamento antecipado é uma medida eficaz para evitar que os níveis caiam ainda mais e comprometam o equilíbrio da bacia, especialmente nesse período de entressafra”, destacou o diretor do Distrito de Irrigação do Rio Formoso (Dirf), Euvaldo Pinheiro.
Além disso, os monitoramentos realizados nas bacias dos rios Urubu e Dueré apontam condições hidrológicas dentro da normalidade, sem necessidade, até o momento, de adoção do revezamento de captações nesses trechos.
Gestão compartilhada
O Comitê de Bacia, em parceria com o Naturatins e os usuários de recursos hídricos da região, mantém monitoramento constante, com análises técnicas precisas e comunicação direta com os operadores das elevatórias. Conforme o gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Matheus Chagas, esse trabalho conjunto tem sido fundamental para garantir a segurança hídrica, promovendo o uso sustentável da água e evitando impactos nos múltiplos usos, que incluem irrigação, abastecimento humano, pecuária e meio ambiente.
Com essas medidas, o Naturatins reafirma seu compromisso com a gestão participativa e responsável dos recursos hídricos. “Estamos acompanhando de perto a situação, e as decisões são tomadas de forma técnica e transparente, priorizando a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental da bacia do Rio Formoso”, destaca o gerente Mateus Chagas.
Próximos passos
A Câmara Técnica recomenda a continuidade do monitoramento de forma contínua, aliada à atuação preventiva dos operadores das elevatórias, com liberação controlada de volumes sempre que necessário. A medida visa evitar que os níveis atinjam patamares críticos e postergar, o máximo possível, a adoção do revezamento em outros trechos da bacia.
O relatório completo está disponível no site do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e também pode ser acessado pelo portal oficial do Naturatins, por meio deste link.