Com apoio do Governo do Tocantins, comunidade recebe equipamentos do Fundo Amazônico para implantação da Casa de Farinha

Entrega de equipamentos para a implantação da Casa de Farinha beneficia agricultores em Colinas do Tocantins
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na execução das atividades do “Projeto Fortalecimento do Sistema Agroflorestal como Renda Familiar”, a Associação José Santana Filho dos Agricultores (Ajapar), do Assentamento Real, no município de Colinas do Tocantins, foi beneficiada com equipamentos para a implantação de uma Casa de Farinha, adquiridos com recursos do Fundo Amazônico, por meio do Edital do edital Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS).  A entrega ocorreu nessa terça-feira, 17, na sede da Associação.

Projeto tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e melhorar a renda das famílias do Projeto de Assentamento Real, em Colinas do Tocantins, com a implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) e uma unidade de beneficiamento de mandioca, objetivando introduzir novas práticas no campo para dinamizar a cadeia produtiva da mandioca, guariroba e leguminosa tornando-as uma atividade geradora de renda à produção de culturas já existente na Associação.

Com investimento no valor de R$ 150 mil em equipamentos, a Casa de Farinha beneficiará, diretamente, 34 famílias do Projeto de Assentamento Real, impactando, indiretamente, a vida de 134 pessoas.

Apoiador na implantação e acompanhamento do projeto, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins também presta serviço de assistência técnica e extensão rural aos produtores da associação. Para o gestor do órgão, Washington Ayres, o projeto de Fortalecimento do Sistema Agroflorestal como Renda Familiar é um exemplo inspirador de como parcerias entre organizações governamentais, instituições educacionais e organizações não governamentais podem criar oportunidades de crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais. “Nosso empenho, por meio do Governo do Estado, é levar a melhor assistência técnica a esses agricultores, para que tenham sucesso e produzam farinha de mandioca de qualidade, melhorando a renda das suas famílias”.

O projeto conta ainda com o apoio de várias entidades e instituições, incluindo a Prefeitura Municipal de Colinas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), a Escola Família Agrícola (EFA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que desempenham um papel fundamental na capacitação e suporte aos agricultores.

O presidente da Ajapar, Manoel Francisco de Souza, expressou sua gratidão a todas as entidades envolvidas e enfatizou a importância do projeto: “Estamos ansiosos para ver os benefícios deste projeto se concretizarem em nossas vidas. Agora estamos equipados para fazer dela uma fonte de renda para nossas famílias.”

Fonte: Governo do Tocantins