Cerveja Artesanal pode fazer bem para a saúde e trazer benefícios ao organismo se consumida com moderação

 

Cerveja artesanal sempre foi sinônimo de pureza, sabor, variedade e qualidade, mas agora há mais uma razão para apreciá-la: a cerveja artesanal pode fazer bem à saúde. Segundo especialistas, se consumida com moderação, a cerveja puro malte pode fazer bem ao organismo e até reduzir o risco de câncer.  O principal fator para esse fenômeno é que este tipo de bebida contém altos níveis de antioxidantes que podem impedir que as células cancerígenas se dividam e se multipliquem no corpo. 

 

Enquanto as cervejas tradicionais frequentemente contêm ingredientes como xarope de milho e outros açúcares adicionados, as cervejas artesanais puro malte são produzidas apenas com ingredientes naturais, como água, malte, lúpulo e levedura. Isso contribui para um sabor mais autêntico e reduz a quantidade de produtos químicos na bebida. 

 

Assim, a cerveja artesanal puro malte se garante como bebida com mais benefícios se comparada às cervejas tradicionais, graças ao seu processo de fabricação, com ingredientes selecionados, que garantem sua pureza, como lembra o mestre cervejeiro da Jalapa Guilherme Henrique Gonçalves. “A cerveja artesanal surge como uma opção saborosa para compor uma dieta balanceada e trazer benefícios à saúde. Até mesmo porque ela possui diversos estilos com gostos mais encorpados e aromas marcantes, o que resulta em um sabor mais rico em comparação com cervejas que utilizam malte combinado com outros grãos, como arroz ou milho. No entanto, toda bebida alcoólica é calórica, os benefícios que elas podem gerar dependem da qualidade do produto, do consumo moderado e dos hábitos de vida do consumidor”, indica Guilherme.

 

Além disso, de acordo com a nutricionista Carla Daniela Moritz, a cerveja artesanal puro malte contém vitaminas que auxiliam no metabolismo e na manutenção do sistema nervoso. “A bebida também possui antioxidantes que podem contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares e combater radicais livres. Estudos também indicam que a cerveja artesanal pode ter propriedades anti-inflamatórias, favorecendo a recuperação muscular após atividades físicas”, afirmou.

 

Moderação

 

A especialista ressalta ainda que não há níveis indicados para se perceber os benefícios do consumo da cerveja artesanal, já que cada organismo reage de maneira individual. “Por este motivo, é fundamental consultar um médico ou nutricionista antes de fazer qualquer alteração na dieta”, alerta.

 

“Quem gosta de apreciar uma boa cerveja pode ter inúmeros benefícios a ganhar caso opte por consumir a cerveja puro malte. O ideal é que essa pessoa também tenha hábitos de vida saudável, incluindo atividades físicas e noites satisfatórias de sono. Uma dieta equilibrada e sem exageros também é fundamental para quem planeja incluir a cerveja artesanal puro malte na dieta, seja aos fins de semana ou em datas comemorativas e festivas. O importante é não abusar no consumo”.

 

De acordo com o mestre cervejeiro da Jalapa, para os que são adeptos de uma dieta balanceada, mas não renunciam a uma cervejinha de vez em quando, a dica é o consumo da bebida artesanal. 

 

“A cerveja artesanal possui sabores e aromas marcantes, o que resulta em uma bebida mais rica quando comparada às cervejas que utilizam malte combinado com outros grãos, como arroz ou milho. No entanto, toda bebida alcoólica é calórica, os benefícios que elas podem gerar dependem da qualidade do produto, do consumo moderado e dos hábitos de vida do consumidor”, indica Guilherme.

Fonte: Tocantins Rural