Adapec orienta produtores sobre o prazo da janela de plantio do algodão segunda safra, que segue aberta até 15 de março

Na última safra, foram cadastradas, na Adapec, uma área plantada de 14,5 mil hectares de algodão
– Foto: Majuh Souza/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comunica aos produtores de algodão que está aberta, desde o dia 16 de janeiro, a janela de plantio do algodão segunda safra, conhecida também como safrinha, que segue até o dia 15 de março.

Os cotonicultores devem, obrigatoriamente, efetuar o cadastro da área cultivada na Adapec até o final do período de cultivo, conforme estabelece a legislação estadual.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Grandes Culturas da Adapec, Deyvid Rocha Brito, destaca que o cultivo de algodão vem crescendo no Tocantins e que a Agência está atenta para garantir a sanidade da cultura e o controle de pragas, como o bicudo-do-algodoeiro, principal praga que ataca essa cultura.

Cadastro

Para realizar o cadastro, basta acessar o site www.to.gov.br/adapec; baixar o formulário; preencher as informações; e entregá-lo em um escritório da Adapec. Vale destacar que o cadastro deve ser atualizado anualmente e o proprietário ou arrendatário que possuir mais de uma inscrição estadual deve realizar o cadastro separadamente.

Dados

Na safra 2024/2025, houve um aumento de 58% na área plantada em relação à safra anterior, chegando a 14,5 mil hectares de algodão cadastrados na Adapec.

Bicudo-do-algodoeiro

Os adultos são besouros de coloração cinza ou castanha, com comprimento entre 3 mm e 7 mm. A praga infesta as lavouras desde o início da emissão dos botões florais até a colheita, podendo desenvolver de quatro a seis gerações em um único ciclo da cultura. Se não for controlado, pode causar perda de até 70% da produção.

Fonte: Adapec Tocantins