Representantes das instituições parceiras que integraram as equipes das caravanas de atuação em campo se reuniram na Semarh nesta quinta-feira, 14
– Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Com a finalização das visitas locais para prevenção às queimadas ilegais no Tocantins, o Projeto Foco no Fogo inicia uma fase de avaliação do trabalho, executado durante três meses, de maio a agosto de 2023, e escuta dos representantes de instituições parceiras que participaram do trabalho de campo. Na reunião, realizada nesta quinta-feira, 14, na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), também foi anunciado que o planejamento da atuação do Foco no Fogo em 2024 será apresentado a todas as instituições parceiras ainda este ano.
O Projeto Foco no Fogo é uma ação do Governo do Tocantins, de iniciativa da Semarh, que conta com o apoio e a parceria de 32 instituições durante a fase de prevenção às queimadas ilegais no estado. O Foco no Fogo contribui com ações, na etapa de educação e prevenção, e antecede as demais etapas das ações no âmbito do Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – Comitê do Fogo.
O secretário Marcello Lelis enalteceu os números de redução dos focos de calor no estado este ano, especialmente em agosto, mês crítico pelas condições climáticas favoráveis ao alastramento do fogo. “O Governo do Tocantins está empenhado junto com a população e de janeiro a agosto deste ano, de acordo com o Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais], o Estado registrou queda de 27% dos focos de calor no acumulado do período; além da redução de 50% no mês de agosto, o menor índice em 14 anos. Falta pouco, mas precisamos continuar firmes nesse compromisso, para mantermos essa redução até o retorno das chuvas”, ressaltou.
Marcello Lelis pontuou ainda que “todas as sugestões para o Foco no Fogo 2024 serão reunidas e definidas em conjunto com cada uma das instituições parcerias para que possamos definir e enviar, ainda este ano, o plano de ações para o ano que vem”.
A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, agradeceu a disponibilidade dos integrantes, que deixam suas famílias por longos períodos para acompanhar as caravanas do projeto nos municípios. Ela completou ainda que “as visitas de conscientização nas propriedades foram finalizadas, mas a equipe Foco no Fogo agora segue com as palestras nas escolas. Também iniciamos o planejamento da edição 2024, para reunir todas as sugestões apresentadas; e juntos definirmos a estratégia para o próximo ano”. A diretora aproveitou a oportunidade para agradecer ao professor Marcos Giongo, parceiro do projeto, “que com a equipe Cemaf nos dá suporte com o aplicativo e o relatório semanal durante toda a edição”.
A gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thays Marinho, disse que “no planejamento para o ano que vem já estão previstos a produção de materiais, como da orientação sobre autorização de queima controla, período de suspensão, canal de denúncia e fiscalização”. Além disso, a gerente dedicou agradecimento especial à equipe da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade, que no intervalo da atuação em campo se dedica à articulação das próximas visitas.
O Comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente coronel Alex Matos Fernandes, representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, e o superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves, frisou que, “esse é um projeto relevante, os resultados apresentados são importantes para o meio ambiente, para o clima e para população. Além da sugestão do parceiro da Energisa, Glauco Messias, de contemplarmos pelo menos uma escola por município, considero importante que as ações do projeto comecem mais cedo, no próximo ano, para estender o período de atuação”.
Investimento
Além do trabalho preventivo realizado por meio do Foco no Fogo, a Semarh também realizou investimento nas ações de combate, como o Termo de Execução Descentralizada (TED), na ordem de R$ 1,5 milhão, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Os recursos foram destinados à contratação e treinamento de brigadistas, preparados para compor e atuar nas equipes coordenadas pela Defesa Civil no Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins, além da operacionalização da brigada de incêndios florestais de Taquaruçu, primeira que atua exclusivamente no distrito.
Instituições parcerias
A equipe do Foco no Fogo da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos conta com a parceria de 32 instituições, entre elas, o Comando de Ações de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Centro Integrado de Operações Aéreas, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Ministério Público Estadual, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana de Palmas, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Palmas, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Defesas Civis Municipais, Secretaria da Saúde, Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo, Secretaria de Comunicação, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Federação da Agricultura e Pecuária, BP Bunge, Energisa, Prevfogo/Ibama, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Associação Tocantinense de Municípios, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins – Marinha do Brasil, Secretaria Estadual da Cultura.