Exportações de carne suína em junho indicam possibilidade de novo recorde de volume e receita

Com apenas uma semana restante antes do fim de junho, as informações sobre as exportações de carne suína continuam indicando um crescimento significativo em volume e receita. Isso pode resultar em um novo recorde de receita auferida, enquanto o volume provavelmente se confirmará como um dos mais altos já registrados.

 

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, nos primeiros 16 dias do mês foram projetadas cerca de 104 mil toneladas de carne suína exportadas para o mês inteiro. Se esse número for alcançado, representará um aumento de 14% em relação a maio passado e de 24,6% em relação a junho do ano anterior.

 

No acumulado de janeiro a junho, espera-se um volume de 533,2 mil toneladas, o que significa aumentos de 16,5%, 6,6% e 75,2% em relação ao mesmo período dos anos passado, retrasado e anterior à pandemia de Covid-19, respectivamente.

 

Quanto à receita auferida em junho, estima-se um aumento de 12,8% em relação a maio passado e de 31,3% em relação a junho do ano anterior. No acumulado do primeiro semestre, há a possibilidade de alcançar crescimentos positivos de 29,2%, 5,9% e 106% em relação ao mesmo período de 2022, 2021 e ao distante 2019, respectivamente.

Fonte: Tocantins Rural