Governo do Tocantins promove seminários para impulsionar apicultura, meliponicultura e polinização agrícola no estado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, realiza nos dias 23 e 24 de outubro o 10º Seminário Estadual de Apicultura e o 4º Seminário Estadual de Meliponicultura. O evento, com o tema Agregação de Valor na Criação de Abelhas, é voltado para estudantes, técnicos, professores, agricultores, apicultores e criadores de abelhas, e ocorre no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Palmas.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIfW_BvHMeVew5eT67ya1TCmI6-imQNqlLz6jTGgWA2Pxenw/viewform, ou no local do evento.

Programação

No primeiro dia, quinta-feira, 23, no período da tarde, os participantes acompanharão diversas palestras sobre polinização como ferramenta de agregação de valor na criação de abelhas, terceirização do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para agregação de valor aos produtos da colmeia e casos de sucesso em polinização dirigida.

No segundo dia, sexta-feira, 24, pela manhã, serão realizadas oficinas práticas sobre meliprodutos, transferência e divisão de colônias, transferência de abelhas Jataí e Marmelada do tronco para caixa racional, além de uma oficina sobre produção de própolis e extratos.

À tarde, a programação contará com palestras sobre crédito para apicultura, apicultura como negócio viável, do começo ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), polinização e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), e, por fim, a apresentação do Censo Apícola do Tocantins.

De acordo com a médica-veterinária da Seagro e organizadora do evento, Érika Jardim, durante o seminário será apresentada a política pública Poliniza Tocantins, que tem como objetivo promover o aumento da produção agrícola e a melhoria da produtividade das culturas por meio da polinização dirigida. “Com isso, buscamos conservar a biodiversidade do Estado e proteger os polinizadores, especialmente as abelhas. Cerca de 80% das plantas se reproduzem por meio da polinização, e as abelhas são as principais responsáveis por esse processo, daí a importância de políticas públicas que unam produtividade e sustentabilidade”, explicou.

Feira

Paralelamente aos seminários, será realizada uma feira de produtos à base de mel e artesanato, que apresentará a diversidade da produção apícola tocantinense. A feira é uma oportunidade para apoiar os produtores locais e conhecer as novidades e os derivados do mel produzidos no estado.

Fonte: Governo do Tocantins