Tocantins alinha oportunidades de negócio com presidente da Câmara de Comércio Brasil-China

Nesta terça-feira, 28, uma videoconferência entre o governador Wanderlei Barbosa e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Andrew Tang, foi realizada para para alinhar as oportunidades de negócio entre o Tocantins e o país asiático. 

Na conversa, o Wanderlei destacou que a China já é o principal parceiro comercial internacional do Tocantins, importando proteína animal e outras commodities agrícolas. “O Tocantins quer ter essa oportunidade de ir à China e trazer essas cartas de intenções para fazer investimentos em nosso território. Até porque, a China é o principal parceiro na compra de nossos produtos, adquirindo 52% da nossa produção agropecuária”, frisou Wanderlei Barbosa.

O Governador ressaltou, ainda, o interesse em estreitar as relações sino-tocantinenses, não apenas com as exportações, mas também atraindo investimentos chineses para cá. “Temos forte potencial na mineração que pode ser explorado, em créditos de carbono e interesse em realizar parcerias público-privadas. Por isso, convido o senhor e seus conterrâneos chineses para uma visita ao Tocantins para conhecer tais potencialidades”, pontuou, por fim, o gestor.

Charles Tang, por sua vez, disse que o principal objetivo da CCIBC é trazer investimentos para o Brasil por meio do intercâmbio e de parcerias com os chineses. “É possível abrir um escritório de representação do Estado do Tocantins em Xangai, com material informativo e uma pessoa à disposição para apresentar aos investidores chineses as potencialidades do Tocantins”, informou.

Câmara de Comércio Brasil-China

Fundada em 1986, a CCIBC é a única entidade legitimada pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT). A CCIBC promove o intercâmbio e a cooperação econômica, acadêmica e cultural entre os dois países.

A entidade já realizou parcerias com os estados de Pernambuco, Pará e Mato Grosso do Sul, além de acordos com a Confederação Nacional da Indústria (CNI); a Associação das Empresas Nacionais Exportadoras (AEB) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

Fonte: Secom TO

Fonte: Tocantins Rural