Simpósio de Reprodução Bovina em Palmas reúne mais de 500 participantes

O 6º Simpósio de Reprodução Bovina, realizado nos dias 1º e 2 de setembro  atraiu produtores rurais, estudantes, pesquisadores e profissionais da área que vieram de diversas regiões do Brasil para aprimorar seus conhecimentos na área de IATF. Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram acesso a palestras, workshops e rodas de conversa com especialistas renomados da área.

Ícaro Pereira, médico veterinário e produtor rural, que viajou da Bahia para se manter atualizado sobre as últimas tendências no setor, destaca a importância do evento como um polo de aprendizado e networking para pecuaristas de todo o país. “A diversidade de experiências e conhecimentos enriqueceu as discussões, tive debates produtivos sobre os desafios enfrentados pela indústria de reprodução bovina, além de ter a oportunidade de ver de perto as melhores práticas pecuaristas”, ressalta.

O palestrante João Eduardo Pinto Pires, médico veterinário e pesquisador, abordou os avanços no controle da febre aftosa e os impactos econômicos e sanitários positivos que a retirada da vacinação no Tocantins pode trazer para o produtor. “O produtor precisa produzir com qualidade e sanidade para ser competitivo em todos os mercados, seja no âmbito nacional ou internacional. Dessa forma é necessário que ele entenda a importância de se ter áreas livres de Febre Aftosa, ‘sem vacinação’, e principalmente que entenda que só tem a ganhar com isso. Quando o produtor mostra que seu rebanho está livre de doenças, os valores tendem a aumentar significativamente, ou seja, eles têm acesso a mercados que pagam mais por seus bovinos”, esclarece.

Celso Guelfi, produtor rural que participa do simpósio desde a primeira edição, reforça a importância do evento para a indústria pecuária. “Com sua diversidade de participantes e discussões de alto nível, o 6º Simpósio de Reprodução Bovina reforçou sua posição como um catalisador para a disseminação de conhecimento e avanços na reprodução bovina, contribuindo para a melhoria da produtividade e saúde do gado”, pontua.

Para Danilo Pincinato, um dos idealizadores e organizadores do evento, o simpósio já se consolidou como um dos principais encontros do setor no país. Para ele, o evento proporciona uma plataforma única para a troca de conhecimento, networking e a exploração das mais recentes inovações no campo da reprodução bovina. “Durante esses dois dias conseguimos ver o comprometimento dos produtores e profissionais da área em buscar constantemente formas de melhorar a produção e a qualidade do seu gado”, finaliza.

Realização:

O evento é uma promoção da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal, em parceria com a  Ulbra Palmas;  Remate 63; Prefeitura de Palmas; ST Repro; Nutron/Cargill; Fazendas C4+; Alvorada Agropecuária;  Agroline, MF Rural, Conexão Agrícola e SmartPEC e Ponto Fibra.

Fonte: Tocantins Rural