Senador pede ampliação da malha ferroviária do Brasil e cita Ferrovia Norte-Sul que interliga SP, GO, TO e MA

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Na última segunda-feira (23), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) fez um pronunciamento no Plenário, defendendo a expansão da malha ferroviária do Brasil. Ele destacou os benefícios que essa medida traria, incluindo a redução dos custos de transporte, a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e a queda nos índices de acidentes e mortes nas estradas do país.

 

Moura enfatizou o Plano Nacional de Logística (PNL), que estabelece metas até 2035. Ele ressaltou a necessidade de aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas, atualmente em 20%, para 30% ou 40%. Para alcançar essas metas, o senador destacou a importância de investimentos estimados em cerca de 170 bilhões de reais, instando tanto o setor público quanto o privado a colaborarem.

 

O senador mencionou a inauguração da Ferrovia Norte-Sul, que conecta os estados de São Paulo, Goiás, Tocantins e Maranhão, como um passo crucial para o desenvolvimento do país. Ele também sublinhou a relevância das debêntures de infraestrutura para angariar recursos. Moura enfatizou que tais fundos são vitais para viabilizar modais de transporte mais econômicos, beneficiando regiões como Tocantins.

 

“Essa obra, a Norte-Sul, foi lançada no governo Sarney, há exatamente 40 anos […]. Ainda bem que as parcerias público-privadas têm tomado conta desse serviço e têm ajudado na gestão[…]. Já existem outras debêntures incentivadas, que já captaram R$ 60 bilhões […]. Com a debênture de infraestrutura, o governo brasileiro terá mais recursos para investir em outros modais ferroviários, bem como para melhorar as malhas hidroviárias brasileiras, que são muitas, para cuidarmos bem do transporte mais barato”, concluiu.

 

Fonte: Tocantins Rural