Sistema Siseco suspende automaticamente o acesso do usuário ao Questionário ICMS Ecológico ano-base 2023 após o encerramento do prazo
– Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins já recebeu aproximadamente 96% dos Questionários do ICMS Ecológico ano-base 2023 dos municípios ao até esta quarta-feira, 13. O prazo para preencher e anexar documentos ao Questionário no Sistema Informatizado de Gestão do ICMS Ecológico do Estado (Siseco) encerra na sexta-feira, 15 de março, quando o acesso aos usuários fica suspenso automaticamente.
De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), alguns municípios precisam concluir o preenchimento e ficarem atentos ao fim do prazo, conferir se os arquivos dos documentos estão legíveis e anexados na questão correta, para garantir a pontuação.
A coordenadora da equipe do ICMS Ecológico da Semarh, Fernanda Silva, disse que, “resta pouco tempo para os municípios concluírem o preenchimento e a entrega do questionário, mas é importante conferir as informações e os documentos anexados antes do envio”.
Em 2023, o Governo do Tocantins repassou cerca de R$ 115 milhões aos municípios via ICMS Ecológico e esse recurso pode ser empregado em qualquer atividade dentro do município. Fernanda Silva recomendou que, “os municípios façam o investimento de uma parte relevante desse recurso nas suas ações ambientais, para que possam continuar pontuando e recebendo mais recursos no ano seguinte”.
Os municípios podem obter informações sobre o questionário e esclarecer dúvidas sobre o preenchimento por meio do WhatsApp 63 99936-0696 ou pelo e-mail suporte.siseco@semarh.to.gov.br.
As instruções das novas funções e das melhorias no sistema Siseco estão disponíveis em vídeos curtos que mostram o passo a passo do uso da opção de preenchimento das questões de múltiplas escolhas e a função de resetar questão, no canal do YouTube da Semarh. Para acesso fácil, clique em ICMS Ecológico Questões de Múltiplas Escolhas ou em Resetar Questão no sistema Siseco.