Secretário Executivo, Soares Filho recebe visitantes na ExpoLuzimnagues 2023
– Foto: Seagro/Governo do Tocantins
A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) levam diversas atividades para atendimento aos produtores rurais na 1ª edição da Feira de Exposição Agropecuária de Luzimangues (ExpoLuzimangues 2023). A feira que iniciou nessa quarta-feira, 18, encerra no domingo, 22, em Luzimangues, saída para Barrolândia.
Atividades
No sábado, 21, a programação esta voltada para atender exclusivamente, os produtores e agricultores familiares da região com programação de palestras e orientações sobre cadastro do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); palestras sobre crédito fundiário, manejo do solo, cadeias produtivas, apicultura e meliponicultura.
De acordo com o secretário executivo da Seagro, Soares Filho, essa primeira edição da ExpoLuzimangues marca novas perspectivas para o segmento agropecuário da região. “É importante quando o Governo do Tocantins concentra diversas ações, num só local, voltadas para atender os agricultores, tanto do agronegócio, como os agricultores familiares, sendo que temos uma expectativa para atender mais de 300 produtores da região com palestras, oficinas e capacitação técnica e distribuição de sementes”, ressaltou o secretário executivo.
Mesa Farta
Ainda no sábado, 21, a Seagro fará a distribuição de 3 mil kg de sementes de feijão e milho para os agricultores familiares da região. A entrega faz parte do Programa Estadual do Governo do Tocantins Mesa Farta. Na ocasião será entregue também sementes de verduras e hortaliças para a horta comunitária.
Programação
Na programação, além da música, a Expo Luzimangues oferecerá uma ampla variedade de atrações para todos os gostos. Os visitantes poderão experimentar a empolgação do rodeio, saborear opções culinárias e se divertir em um parque de diversões repleto de atrações.
A programação incentiva ainda à população a contribuir levando um quilo de alimento não perecível, que será destinado a projetos sociais locais.