O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado reuniu se, na manhã desta quinta-feira, 16, com o diretor e a equipe técnica de Aquicultura da Seagro, Alexandre Godinho e o gerente de Piscicultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Andrey Costa para debater e elaborar estratégias de ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe no Tocantins.
Na reunião, o secretário Thiago Dourado defendeu a criação de um plano estratégico que contribua com o crescimento sustentável da produção de peixes no Tocantins e que possibilite a inclusão dos pequenos produtores. “Vamos elaborar um plano estratégico consistente, visando à ampliação da cadeia produtiva de forma que integre o público privado, incluindo os pequenos produtores de peixe do Estado”, ressaltou.
De acordo com o diretor de Aquicultura da Seagro, Alexandre Godinho, a intenção é alinhar ações que alavanquem o crescimento sustentável da cadeia produtiva da piscicultura, ressaltando as excelentes condições naturais do estado, estruturas físicas, logística, os bons resultados zootécnicos na produção de peixes, tributação entre outros aspectos. “Um planejamento que esteja focado na produção aquícola, visando ampliar a produção de peixes para atender o crescente mercado pelo consumo de pescado, oriundos de criação”, frisou.
Participaram também da reunião, os zootecnistas da Seagro, Thiago Tardivo e Arthur França.
Elmiro de Deus/Governo do Tocantins