Do pequi à mangaba, os frutos do cerrado são sabores que estão mais presente na mesa do tocantinense nessa época do ano. Ainda em clima seco, mas com a chegada das flores que conduzem o surgimento dos frutos, os agricultores familiares terão alternativas de geração de renda que vão além da comercialização de frutos in natura. Para isso, o Governo do Tocantins por meio da secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), apoia com políticas públicas para manutenção e sustentabilidade do cerrado e com o objetivo de apresentar novas possibilidades de negócios realizará o I Workshop online, com o tema: “Tocantins – Um Cerrado de Oportunidades”. O evento acontece no próximo dia 11 de setembro, por meio da plataforma digital da Seagro aberto para todos os interessados.
Para o secretário da Seagro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado aplicar políticas públicas de incentivo a produção e ainda manter a sustentabilidade do cerrado, corrobora com a agricultura familiar, alavanca as atividades produtivas e a permanência do homem no campo. “A proposta do Governo é investir em ferramentas que possam disseminar ações da agricultura familiar, expandir a riqueza do cerrado tocantinense, garantir renda ao pequeno produtor e contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais agrícolas que dependem do cerrado,” pontou o secretário.
De acordo a Engenheira de Alimentos da Seagro e Doutora em Química, Verônica França, “os frutos sem beneficiamento algum já apresentam renda na época de florada, beneficiar esses frutos aumentará não apenas a renda, mas os dias úteis dos produtos, permitindo que a comercialização aconteça não somente no período de florada, mas ao longo do ano. No I Workshop online: “Tocantins – Um Cerrado de Oportunidades” será possível aprender como”, destacou a Engenheira.
Capacitação
Capacitar os agricultores é uma das propostas da Seagro neste semestre em que a oferta do cerrado atende grande parte das comunidades no Tocantins. A expectativa é que diferentes mercados consumidores de sabores do cerrado, sejam alcançados por produtos provindos da agricultura familiar, e, desta forma, apresentar para os pequenos produtores, alternativas para driblar a crise que se instalou com a paralisação dos programas governamentais.
Ofertados gratuitamente pelo cerrado, os frutos, tem alto valor nutritivo que proporcionam uma alimentação mais equilibrada às comunidades. “O aumento no consumo dos frutos in natura que são disponibilizados gratuitamente para as famílias no campo, melhoram a qualidade da saúde, mantém o equilíbrio do organismo em decorrência do valor nutricional. Com o processamento dos frutos, agrega-se mais valor aos produtos, consequentemente, o retorno será maior, assim como o alcance de diferentes mercados consumidores que se encontram em sua maioria nos grandes centros,” afirmou Verônica.
Participação – acesso
O evento será transmitido no Youtube. O QR Code para acesso ao I Workshop online: “Tocantins – Um Cerrado de Oportunidades estará disponível no site seagro.to.gov.br, no dia do evento.
(Com informações Seagro-TO)