Projeto Redes promove Curso de Apicultura Básica na Agrotins 2023

A Associação Onça D’água realizou entre os dias 20 e 21 de maio, o curso de capacitação em Apicultura Básica na Agrotins 2023. Ação ocorreu no Centro de Ciências Agrárias da Universidade do Tocantins – Unitins, em parceria com a Federação de Apicultura – Fetoapi, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura – Seagro e o órgão de extensão Rural, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins. 


A formação contou com a presença de apicultores da Associação de Criadores de mel de Palmas – ACAP, pertencentes a Área de Proteção Ambiental (APA) – Serra do Lajeado. O curso beneficiou cerca de 40 apicultores de várias regiões do estado, abrangendo um público diverso de homens e mulheres, jovens e produtores do ramo apícola dos municípios de Marianópolis, São Félix do Tocantins, Paraíso, Palmas, Cariri, Formoso do Araguaia. Também foram contemplados os alunos do Instituto Federal do Tocantins – Campus Dianópolis, da região sudeste do Estado.


A trilha de ensino introduziu assuntos básicos como o preparo das caixas ninho e melgueiras, captura de enxames de abelhas da espécie africana, além de uma roda de conversa, proporcionando um momento de troca de conhecimentos e experiência da classe de produtores de mel.


Patricia de Oliveira, coordenadora do Projeto Redes, destaca a importância do curso no incentivo ao engajamento dos produtores em atividades bioextrativistas que priorizem a conservação do bioma local bem como o fortalecimento da cadeia do mel na região do Cerrado tocantinense.

Projeto Redes 


O Projeto Redes é executado pela Associação Onça D’água, no âmbito do Edital 29º Fundo para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, com financiamento do Fundo Amazônia, que apoia projetos selecionados em três estados da Amazônia Legal – Mato Grosso, Tocantins e Maranhão – que trazem ideias e práticas sustentáveis para a conservação ambiental por meio do uso sustentável dos recursos naturais.

Fonte: Tocantins Rural