Naturatins promoveu uma série de ações de educação ambiental, onde monitoraram o manejo da visitação e informaram os turistas sobre as normas estabelecidas
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
O Parque Estadual do Jalapão (PEJ), administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), registrou 1.263 visitantes nas Dunas durante o período de carnaval, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Prevendo o aumento do fluxo de turistas tanto na Área de Proteção Ambiental (APA) quanto no PEJ, o órgão promoveu uma série de ações de educação ambiental.
A iniciativa reuniu equipes da APA, do Parque e da Fiscalização do Naturatins, com apoio do Corpo de Bombeiros (CBMTO), com o objetivo de intensificar as atividades de monitoramento dos locais turísticos, garantindo a adequada recepção dos visitantes, além de orientar os visitantes sobre as normas de uso sustentável e o cumprimento dos procedimentos exigidos dentro das unidades de conservação e seus atrativos.
A supervisora da APA e do PEJ, Rejane Ferreira, destacou a relevância dessas medidas em períodos de alta temporada. “O carnaval é uma data significativa para o turismo em todo o Brasil e, no Jalapão, não é diferente. Para assegurar a melhor experiência aos visitantes e, ao mesmo tempo, a preservação da biodiversidade nas nossas unidades, reforçamos as ações de educação ambiental. O objetivo é orientar sobre as regras de uso sustentável dos atrativos e conscientizar sobre a importância da conservação”, afirmou.
As equipes percorreram as comunidades do Rio Novo, Carrapato, Boa Esperança, Mumbuca, Ambrósio e Formiga, onde visitaram praias, campings, lojas, dunas, fervedouros e cachoeiras.
Regras de visitação
As diretrizes para a visitação turística nas Dunas foram estabelecidas pela Instrução Normativa nº 02/2024 do Naturatins, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
Entre as principais normas, destaca-se a obrigatoriedade de acompanhamento por guia ou condutor ambiental devidamente credenciado pelo Naturatins. Nas Dunas e no estacionamento, é proibido fazer uso de fogueiras, bebidas alcoólicas, cigarros, alimentação; utilizar aparelhos musicais e sonoros; entrar com animais domésticos (exceção para cães guia); e realizar qualquer tipo de coleta: fauna, flora, rochas ou outros recursos.
A capacidade máxima de visitantes nas Dunas é de 600 pessoas por dia. Os horários de entrada nas Dunas são das 6 às 10 horas e das 14 às 17h30, com permanência permitida até 11 horas (período da manhã) e até 18h30 (período da tarde).











