Mudas de árvores nativas do Cerrado são produzidas no viveiro
– Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
Um dia de trabalho especial, fora da rotina, foi a ideia da ação Um Dia do Parque Estadual do Lajeado para celebrar os 22 anos de criação da Unidade de Conservação (UC), gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). No último dia 12, um grupo de servidores visitou à UC e, no dia 13, o parque recebeu observadores de aves para o Global Big Day.
Durante a trilha de cerca de 5 km, a equipe conheceu as diferentes fisionomias do Cerrado presentes na localidade, visitou o viveiro de mudas e contemplou uma bela vista da Capital pelo Mirante do Cristo. “O Cerrado também pode ser isso aqui, esse Cerrado mais denso, que se chama Cerradão, a maior parte da trilha percorrida pela equipe de servidores está dentro dessa característica”, detalhou o supervisor do Parque, Lyon Cardoso. A vegetação do bioma Cerrado apresenta fisionomias que englobam formações florestais, savânicas e campestres. A visita foi guiada pelos brigadistas florestais Adonilson Alves da Silva, Romário Pereira Nunes e Washington Cabral Nunes
Há dez anos no Naturatins, a engenheira ambiental Thanna Martins elogiou a iniciativa. “Foi um dia muito especial, viemos comemorar o aniversário do Parque. Gostei bastante, foi uma trilha muito bacana de fazer, podia até fazer mais vezes”, sugeriu a servidora.
Para a guarda-parque Marina Morena, a iniciativa abre possibilidades para a comunidade conhecer melhor as UCs. “O parque fica tão pertinho de Palmas, e, muitas vezes, deixamos passar despercebido. Esse convite de trazer os servidores pela nova gestão, é uma ação que vai facilitar não só o servidor, mas, em outra oportunidade, que família e amigos conheçam”, pontuou.
Global Big Day
No sábado, 13, observadores do mundo inteiro se uniram para registrar o maior número de espécies de aves possíveis. O objetivo é contribuir com a observação e preservação de espécies em seus habitats naturais. Foram registradas 51 espécies no Parque Estadual do Lajeado.