Representantes do Naturatins com técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN)
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Em sua participação no 25° Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que ocorre em Natal (RN) até a sexta-feira, 25, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) já promoveu reuniões com órgãos ambientais gestores de recursos hídricos, compartilhou informações e boas práticas na gestão de recursos hídricos e, nesta quarta-feira, 23, apresenta o artigo Estudo do estado de conservação das estruturas de barragens e acúmulo de água no Estado do Tocantins.
Produzido pelo servidor da Gerência de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Mateus Chagas Santos, o artigo está sendo exposto em formato de pôster durante o evento. Em sua apresentação, Mateus ressalta que o estudo acerca da segurança de barragens contribui para o desenvolvimento e o crescimento do assunto no País. O servidor observa a necessidade de se levantar informações em uma abordagem mais local, trazendo para a realidade do estado do Tocantins.
O estudo apresentado por Mateus busca identificar e mapear os elementos mais recorrentes que implicam na qualidade e na confiabilidade das estruturas de uma barragem e que influenciam na caracterização do seu estado de conservação. “Com isso, optou-se por realizar uma pesquisa através da análise documental dos relatórios de inspeção de segurança de barragens e realizar o tratamento dos dados contidos na mesma de forma a conseguir os resultados esperados”.
Encontro
Na agenda de atividades no 25° Encob, o Naturatins promoveu nesta terça-feira, 22, um encontro com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). O objetivo foi a troca de experiências na área de gestão de recursos hídricos. Outro compromisso da agenda foi a reunião dos representantes do Naturatins com técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN). A finalidade foi compartilhar práticas relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que podem ser adotadas entre os estados.
Agência Nacional de Águas
Durante o 25° Encob, o Naturatins sinaliza com a Agência Nacional de Águas (ANA) a adesão ao sistema federal de regulação de uso dos recursos hídricos, fortalecendo o compromisso no aprimoramento da gestão integrada das águas. O estado do Tocantins assinou, em junho de 2023, o Pacto pela Governança da Água, que tem como objetivo fortalecer a relação institucional entre a ANA e a gestão estadual, por meio da cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens.
Do Naturatins, participam o diretor de Gestão e Regularização Ambiental, Felipe Mansur Pimpão; a gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Letícia Vieira Oliveira Freitas; e os servidores Waléria Figueiredo, Mateus Chagas, Leonardo Almeida Milhomens e Ayranan Leite Anunciação Suzuki. Também estão no 25° Encob os representantes dos Comitês de Bacia do Formoso, Lontra e Corda, Santo Antônio e Santa Tereza, Lago de Palmas e Manuel Alves; e servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O 25° Encob é uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas.
A organização do Encob busca possibilitar, aos Comitês de Bacias Hidrográficas, a identificação de oportunidades e desafios para promover a gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada e, dessa forma, apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.