MESA FARTA: Programa garante alimentos e geração de renda para 10 mil agricultores tocantinenses

O programa Mesa Farta desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), para distribuição de sementes de frutas e hortaliças aos agricultores familiares, garante geração de renda e alimentos de qualidade para 10 mil famílias nas comunidades rurais do Estado. Nesta segunda etapa, a Seagro entrega desde o início deste ano, 2023, em todo o Estado, 11.500 kits de sementes de frutas e verduras para agricultores familiares.

Nos kits constam diversos tipos de sementes altamente produtivas de: alface, salsa, cebolinha, coentro, couve, jiló, maxixe, melancia, pepino, pimenta de cheiro, malagueta, pimentão, quiabo, tomate, abóbora, maracujá e mamão. E ainda, dois potes de adubos de 3 kg cada.

De acordo com o diretor de Agricultura Familiar da Seagro, Geilson Barbosa, o programa Mesa Farta é fundamental para o desenvolvimento dos agricultores familiares, visando à garantia da qualidade de vida no campo. “As sementes distribuídas são de alta qualidade produtiva, garantindo alimentos mais saudáveis, além da geração de renda na comercialização dos produtores para milhares de agricultores familiares do Estado”, explicou o diretor.

Geração de renda

As sementes plantadas das hortaliças e das frutas já estão gerando renda para agricultores familiares. A agricultora do município de Tupiratins, Dona Domingas Nascimento, conta que já está comercializando os produtos das sementes recebidas na Agrotins 2023. “São muito boas as sementes e já estamos vendendo nas feiras, alface, cheiro verde, pepino, maxixe, jiló e outras verduras”, destaca.

O produtor Luiz Ribeiro Martins (Luizão), como é conhecido, explica que as sementes entregues pelo Governo do Tocantins são bem-recebidas pelos agricultores familiares. “Esta ação do Governo é formidável, pois possibilita que possamos plantar, produzir e melhorar nossas condições de vida nas comunidades rurais”, enfatizou.

Calcário

Outra ação da Seagro é a distribuição de 55 mil toneladas de calcário para os produtores rurais, visando à correção do solo para a próxima safra 2023/2024 no Tocantins. O calcário é distribuído para propriedades que possuem até 4 módulos rurais, ou seja, 80 hectares de terra, sendo até 50 toneladas para cada produtor. O município de Natividade foi o primeiro a ser contemplando com a entrega do calcário, atendendo 80 agricultores familiares da região.

Para solicitar o corretor do solo, o agricultor deve entrar em contato no e-mail [email protected].

Fonte: Tocantins Rural