Governo do Tocantins realiza vistoria na Bacia do Rio Formoso para avaliar conservação dos recursos hídricos

Gestores ambientais observam situação hídrica em barragem
– Foto: Jordana Capistrano/Governo do Tocantins

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, acompanhado pelo presidente interino do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), coronel Edvan de Jesus; e pelo diretor de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, realizou nessa segunda-feira, 16, uma vistoria técnica para verificar a situação hídrica nos principais rios da Bacia do Rio Formoso. A visita também abrangeu outros pontos, para analisar os avanços na conservação dos rios.

Após a agenda com o governador Wanderlei Barbosa, no município de Lagoa da Confusão, que marcou a entrada do Exército Brasileiro no combate aos incêndios florestais no estado, os gestores percorreram locais onde foram instaladas elevatórias para analisar a situação da jusante e a montante das estruturas. “Com a realização de um estudo, vamos tirar conclusões mais precisas sobre a situação dos corpos hídricos da região para orientar a nossa tomada de decisões”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis. 

O presidente interino do Naturatins, coronel Edvan de Jesus, ressaltou que, com esse estudo, será possível decidir sobre a necessidade de construção de novas elevatórias. “Essas informações possibilitam a adoção de ações que respeitem todos os lados envolvidos na questão e garantam a conservação dos recursos hídricos”, pontuou. 

O diretor de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, explicou que, com a observação dos rios da região, é possível verificar, visualmente, uma melhoria na situação. “Agora, falta uma comparação técnica desses resultados, o que será possível com os dados disponibilizados pela rede de monitoramento”, salientou. 

Suspensão

A suspensão da captação de água na Bacia do Rio Formoso até o dia 30 de novembro foi formalizada em 30 de agosto, após parecer da Câmara Técnica, formada por membros da Semarh, da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), do Naturatins, da Associação dos Produtores do Oeste do Tocantins (Aproeste) e do Comitê da Bacia (CBHRF).

Fonte: Governo do Tocantins