No encontro, foram apresentadas, aos produtores de ovos e derivados do leite, orientações sobre implantação de agroindústria
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realizou nos dias 2 e 3 de abril, em Pedro Afonso, visita e atendimento aos produtores de ovos caipiras e melhorados, polpas de frutas, leite e derivados, ocasião em que foram passadas orientações e realizada uma avaliação in loco, para elaboração de projetos e implantação de agroindústrias.
A extensionista da Unidade Local de Execução de Serviços (Ules) de Pedro Afonso, Gracilene Freitas Martins, ressaltou a importância do evento para mobilizar e incentivar os agricultores a participarem das políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar. “O evento proporciona incentivo à obtenção da certificação, que poderá aumentar a renda dos produtores. Além disso, a diversificação da produção local traz ganhos econômicos e sociais para o município também”, reforçou a extensionista.
Com o objetivo de expandir o comércio e otimizar a produção, as engenheiras de alimento do Ruraltins, Gabriela Barros e Kênia Luz, acompanharam a visita e ministraram uma palestra sobre Agroindústria de Polpas de Frutas, voltada para os agricultores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Tocantins (Ater Tocantins), nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Santa Maria do Tocantins.
As palestrantes compartilharam conhecimentos e experiências, proporcionando aos participantes uma visão abrangente sobre o tema. “Esperamos inspirar os participantes a explorarem esse mercado promissor”, destacou Kênia Luz.
A engenheira Gabriela Barros declarou que é gratificante ver o interesse dos agricultores em buscar novas oportunidades e se capacitar para diversificar sua produção. “Com a devida orientação e certificação, eles poderão alcançar novos patamares de sucesso na agricultura familiar”, pontuou.
O evento contou com a participação de agricultores da região, que tiveram oportunidade de aprender mais sobre a agroindústria de polpas de frutas.