Naturatins comemora 24 anos da APA Lago de Palmas com plantio de mudas

Com a ajuda do supervisor Abel, a aluna Ingrid Lorrany Barros, de 10 anos, fez o plantio de sua muda e celebrou o meio ambiente
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

A comemoração do aniversário de 24 anos da criação da Área de Proteção (APA) Lago de Palmas na manhã desta sexta-feira, 20, foi especial para 30 alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Jacinto Bispo Arantes, de Luzimangues. A convite da supervisão da Unidade de Conservação (UC), eles colocaram em prática a teoria adquirida em sala de aula na cabeceira da nascente do córrego Caracol, na Fazenda Modelo, onde plantaram 150 mudas de árvores nativas, sendo 110 de buriti, 20 de ingá e 20 de baru.

Ryan Ribeiro e João Paulo Pereira, ambos com 11 anos, destacaram que fazer o plantio das mudas, que um dia vão se transformar em grandes árvores, era algo que ainda não tinham feito e que estava sendo muito divertido. 

Também eufórica com o plantio, Ingrid Lorrany Barros, de 10 anos, observou que participar da atividade fora da sala de aula reforçou o quanto o meio ambiente é importante para todos.

Parceria

Acompanhadas do diretor da unidade escolar, Roberto Sousa; da coordenadora de ensino, Walkíria Messias; do professor de História, Jairo Lima; e da professora de Geografia, Raquel Chaves; as crianças chegaram cedo à sede da Fazenda Modelo e foram recebidas pelo proprietário Zacarias Azevedo Júnior e  por sua família com um reforçado café da manhã.

Na oportunidade, o proprietário relatou que estava ali há 30 anos e reforçou aos alunos a importância de cuidar do meio ambiente. Ele agradeceu ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) pela parceria e ressaltou o papel do órgão na gestão da preservação ambiental e do desenvolvimento econômico e social.

Os alunos foram saudados também pelo vice-presidente Naturatins, José Aníbal Lamattina; e pelo supervisor da APA Lago de Palmas, Abel Andrade. 

Aos presentes, o vice-presidente do Naturatins reforçou as atribuições do Naturatins, enquanto órgão ambiental, e ressaltou a importância da ação com os alunos da escola Jacinto Bispo Arantes. “Precisamos conciliar o desenvolvimento e o meio ambiente e conscientizar é o caminho”, pontuou.

Abel Andrade agradeceu a presença de todos e a parceria do proprietário da fazenda e da empresa Norship.

Conhecimentos

O diretor da Escola Jacinto Bispo Arantes, Roberto Sousa, avaliou a atividade como enriquecedora e positiva. O diretor explica que a escola desenvolve o projeto Conhecendo Luzimangues e a ação de hoje complementa os ensinamentos repassados em sala de aula. Da mesma forma, avaliaram os professores Raquel e Jairo. De acordo com eles, a experiência de hoje será utilizada em outras disciplinas e não apenas em Geografia e História. “O aprendizado de hoje será explorado em aulas de português, matemática e ciências”, afirmou a professora Raquel.

Sobre a APA

A Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas foi criada pela Lei n° 1.098 de 20 de outubro de 1999, compreendendo uma área de 50.370 hectares no município de Porto Nacional. Administrada pelo Naturatins, essa unidade de conservação visa disciplinar a implantação de empreendimentos potencialmente poluidores e a urbanização de seu território. 

Os objetivos da APA do Lago de Palmas são proteger a fauna, a flora, o solo e a qualidade das águas, de forma a garantir o aproveitamento equilibrado sustentável e compatível com a conservação dos ecossistemas locais.

De acordo com a Lei n° 9.985 de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a APA é uma área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Missão

Proteger a Biodiversidade e disciplinar o processo de urbanização, assegurando a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, buscando conciliar as atividades humanas com a preservação do meio ambiente.

Visão

Garantir para as presentes e futuras gerações a compatibilização entre a preservação ambiental e as atividades socioeconômicas, essenciais na construção de uma sociedade sustentável.


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins