Governo do Tocantins investe em curso de qualificação de sanidade suína

Presidente da Adapec, Paulo Lima, fez a abertura do curso em Palmas
– Foto: Keven Lopes / Governo do Tocantins

Teve início na tarde desta segunda-feira, 13, e segue até o próximo dia 17, um curso sobre sanidade suína, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A capacitação está sendo realizada na Universidade Católica do Tocantins, Câmpus II, e conta com a participação de 45 médicos-veterinários da Adapec de todas as regiões do Estado.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou, durante a abertura do evento, que a Agência, em parceria com o Mapa, está fazendo um investimento na qualificação dos médicos-veterinários que atuam na defesa sanitária no Tocantins. “Temos um trabalho de defesa sanitária que é referência no país, porém, é preciso manter o investimento na qualificação, pois surgem demandas novas e precisamos manter nossos status de livres de doenças que afetam os suínos”, informou Paulo Lima, relembrando que, no Estado, não há registro de casos de Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana (PSA) e Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS).

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos, Regina Barbosa, afirmou que o objetivo do curso é capacitar os novos médicos-veterinários que ainda não realizaram cursos relacionados à sanidade dos suídeos, principalmente aqueles que ingressaram recentemente no serviço oficial da Adapec, focando principalmente na vigilância passiva, que é aquela quando o produtor procura o órgão ou quando surge alguma suspeita de doença no rebanho de suínos.

No curso, serão abordados temas como: Plano Integrado de vigilância das doenças dos suínos; aspectos clínicos e epidemiológicos da PSA e PSC, doenças neurológicas; doenças vesiculares; procedimentos para atendimento às suspeitas de doenças hemorrágicas dos suínos; biossegurança na suinocultura; vigilâncias em asselvajados; técnicas de contenção e colheita de material; prática de necropsia e colheita de material, entre outros.

Dados

O Tocantins possui um rebanho suíno de aproximadamente 270 mil animais. 


Legenda da imagem.

Fonte: Adapec Tocantins