Governo do Tocantins e parceiros abrem inscrições para Workshop Carne Carbono Neutro

Inscrições podem ser realizadas por meio do QR Code no folheto
– Foto: Seagro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abrem inscrições para o “Workshop Carne Carbono Neutro”. O evento vai ocorrer no dia 27 de fevereiro, às 14 horas, no auditório do Sebrae, em Palmas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do QR Code, anexo. Podem participar do evento, pecuaristas, produtores rurais, técnicos, acadêmicos e pessoas interessadas.

Tema

O workshop com o tema principal “Produção de Carne Carbono Neutro através de Sistemas Integrados de Produção Agrícola (ILPF)” será ministrado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), engenheiro florestal Abílio Rodrigues Pacheco.

Segundo o gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Wagner Palhares, o evento tem como objetivo mostrar a importância da carne bovina produzida no sistema de produção sustentável, apresentando as vantagens e desafios a serem adotados com foco na baixa emissão de carbono. “O consumidor final e o mercado atualmente estão à procura de alimentos que sejam saudáveis, com qualidade e que venham de um sistema sustentável”.

Carne carbono neutro

A Carne Carbono Neutro (CCN) é uma marca-conceito desenvolvida exclusivamente pela Embrapa, sendo por isso uma marca comercial embasada em pesquisas científicas da instituição.

Segundo a Embrapa, o conceito de Carne Carbono Neutro visa atestar a carne bovina produzida em sistemas específicos de integração, por meio de uso de protocolos que possibilitam o processo de certificação. Seu principal objetivo é garantir que os animais que deram origem ao produto tiveram as emissões de metano entérico compensadas durante o processo de produção pelo crescimento de árvores no sistema.

Parceiros

São parceiros também no evento, a Embrapa, Organização das Cooperativas do Brasil no Tocantins (OCB/TO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins