Encontro teve como objetivos discutir a implementação de um plano de ação voltado para a capacitação profissional e a geração de empregos no setor
– Foto: Bianca Marinelli/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) e da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), promoveu na manhã desta segunda-feira, 24, uma reunião estratégica com a mineradora Hochschild Mining, que atua em Monte do Carmo. O encontro teve como objetivo discutir a implementação de um plano de ação voltado para a capacitação profissional e a geração de empregos no setor mineral.
Durante a reunião, o presidente da Ameto, Milton Neris, destacou a importância da qualificação da mão de obra local e o papel da Hochschild Mining nesse processo. Segundo ele, a empresa contribuirá para a construção de um programa estruturado que fortaleça o setor mineral no Tocantins e impulsione o desenvolvimento sustentável. “Nosso objetivo é estruturar um programa que amplie as oportunidades de trabalho e capacitação no setor mineral, com especial atenção à região de Monte do Carmo. Além de impulsionar a economia, queremos garantir que a população local tenha acesso à profissionalização e a melhores condições de empregabilidade”.
Segundo Milton Neris, o Governo do Tocantins visa atender a demanda deste grupo, assim como os outros 31 projetos estratégicos no estado, com mineradoras de ouro, poli metálico, calcário e fosfato. O gestor também ressaltou os impactos econômicos do setor mineral no estado. Segundo o Relatório de Arrecadação e Faturamento das Empresas de Mineração no Estado do Tocantins (2019-2024), a mineração registrou a abertura de mais de 117 empresas legalizadas no período, gerando cerca de R$ 199,67 milhões em arrecadação de ICMS, com um crescimento de mais de 123% no mesmo período, com um faturamento de mais de R$ 9.967.761.238,78 bilhões.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, reforçou a importância da iniciativa para o crescimento do setor e a valorização da mão de obra regional. “O Governo do Estado quer trabalhar um ambiente de negócios no município de Monte do Carmo, juntamente com essa empresa e toda sua influência para que esse projeto possa impactar e fomentar a geração de empregos. A mineração carrega toda essa formatação e a sustentabilidade, que são essenciais para o Tocantins. Valorizar e capacitar a mão de obra local fortalece não apenas o setor, mas toda a economia do estado”, destacou Carlos Lima.
Geração de empregos e capacitação profissional
O diretor de construção da mineradora, Thiago Silva, afirmou que o plano de ação resultará na criação de empregos em diferentes níveis de formação, desde o ensino médio até cursos técnicos e profissionalizantes. “A nossa empresa agradece o acolhimento recebido do Estado e estamos aqui para desenvolver a economia local. O nosso compromisso é promover oportunidades de trabalho e qualificação. Somente em 2025 e 2026, prevemos a geração de aproximadamente 1,5 mil empregos diretos no canteiro de obras da empresa em Monte do Carmo”, informou Thiago.
Encontro
A reunião desta segunda-feira, 24, contou com a presença de representantes do setor educacional, industrial e econômico do estado. O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende; e a superintendente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Celestina Pereira, participaram das discussões para alinhar estratégias de capacitação profissional às demandas do setor mineral. “A Unitins atua neste projeto para formação de mão de obra qualificada e está de portas abertas para agregar ao processo”, reforçou Augusto Rezende.
Também estiveram presentes o diretor da Sics, Carlos Carneiro; o vice-presidente da Ameto, Joaquim Maia; além de outros representantes da Hochschild Mining, como a gerente de sustentabilidade da empresa, Thelma Groque.
O encontro reforçou o compromisso do Governo do Tocantins em fomentar a qualificação profissional e a empregabilidade no setor mineral, consolidando parcerias com empresas privadas para fortalecer a economia local e ampliar as oportunidades de trabalho para a população.