O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), realizará nesta quarta-feira, 17, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), uma reunião de alinhamento do Projeto Tocantins Produtivo para discutir os moldes do novo projeto que está sendo acordado com o Banco Mundial e prevê investimentos de cerca de U$ 300 milhões (aproximadamente R$ 1,5 bilhão). Parte dos investimentos serão direcionados a um trabalho pioneiro com a agricultura familiar.
Em recente reunião na Seplan, o presidente da Adapec, Paulo Antônio Lima, destacou a importância de união de esforços e pastas para atender as demandas do pequeno produtor. “Olhar para a agricultura familiar é uma demanda urgente da população tocantinense, já que o pequeno produtor precisa de aperfeiçoamento e qualidade para conseguir manter sua propriedade, aumentando sua produtividade e sua renda”, destacou Paulo Lima.
O Tocantins Produtivo é um projeto de continuidade de todas as ações que já foram financiadas pelo Banco Mundial nos últimos 15 anos no Estado, como o PDRS, o PDRIS e, agora, fazendo um olhar em cima dos resultados e potencialidades do Estado do Tocantins, com o projeto Tocantins Produtivo.
O financiamento prevê investimentos em infraestrutura rodoviária, agricultura familiar, desenvolvimento do turismo, construções sustentáveis com carbono zero e utilização de energias renováveis. O projeto está em fase de discussão e elaboração de documentos no Banco Mundial. Para a agricultura familiar, o valor de investimento está previsto na ordem de R$ 300 milhões, com foco em logística, melhoria na qualidade dos insumos e sementes, acompanhamento técnico e fomento ao associativismo vinculado às produções.
O secretário Sergislei de Moura explica que o olhar principal do projeto está nas potencialidades do agronegócio, nos eixos rodoviários, com infraestrutura e logística e na agricultura familiar, olhando para o homem do campo e traçando estratégias para mantê-lo dentro da sua propriedade, produzindo mais e aumentando sua receita.
O Tocantins Produtivo está voltado para o pequeno produtor e essa reunião será realizada com a participação das instituições que lidam diretamente com as questões diárias do cidadão do campo, buscando entender suas dificuldades e prioridades.
Fonte: Secom TO