Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO) reuniram-se na manhã de quinta-feira, 9, para discutir e definir o cronograma de atividades que permitirá a Agência a busca pela adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários (SISBI-PEC), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA).
O objetivo da instituição é ampliar a atuação com equivalência federal nesse quesito, assim como ocorre no Serviço de Inspeção Estadual do órgão que possui adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). “Temos capacidade técnica para fiscalizar, por isso vamos elaborar o plano de trabalho para solicitar o reconhecimento de equivalência, que assegura produtos com qualidade, conformidade, idoneidade, entre outros, para população que adquire esses insumos”, avaliou o presidente da Adapec, Paulo Lima.
O auditor fiscal federal da SFA, Luiz Eduardo Cardoso, disse que a Adapec está com a legislação completa e tem capacidade para atuar no Sistema. “Será uma grande parceria que beneficiará toda a cadeia. Após o atendimento dos pré-requisitos, cumprimento das exigências e aprovação da adesão, o Tocantins se juntará aos estados de Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Rio Grande do Sul que já tem o SISBI/PEC implantando”, afirmou.
Fonte: Adapec