Com o objetivo de fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome, com comida de verdade e alimentação adequada, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/TO) em parceria com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins (Caisan/TO), realiza a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Tocantins.
A 6ª Conferência tem como tema Comida de Verdade, Democracia e Equidade, e ocorre na quinta-feira, 26, das 19h às 21h30, e sexta-feira, 27, das 7h30 às 17h, no auditório da Unopar, na quadra 202 sul, ACSU SE 20, AV NS 02, Lt 14, em Palmas.
O secretário da Setas e presidente da Caisan/TO, Jonis Calaça, destaca que a conferência estadual traz informações referentes às questões da fome, pobreza e Segurança Alimentar nos municípios, possibilitando a partir desses dados uma atuação do estado nos pontos mais fragilizados. “São informações que possibilitam ao Estado se antecipar nas ações de prevenção e no atendimento às populações mais vulneráveis, garantindo que todos tenham alimentação saudável”, ressaltou.
Até o momento, 66 municípios realizaram suas conferências municipais, e nessa primeira etapa foram eleitos 53 delegados governamentais e 124 representantes da sociedade civil, para participarem desta etapa estadual.
Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
A secretária executiva da Caisan/TO, Régina Mercês Aires, destaca que a proposta é discutir as ações que vão combater a fome e fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “Na ocasião discutiremos o financiamento da política de Segurança Alimentar e Nutricional, o cofinanciamento; a instituição de um Fundo municipal, estadual e nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; e acreditamos que com o fortalecimento do Sisan, mais municípios farão sua adesão ao Sistema”, ressalta.
Para o evento foram convidados 139 gestores municipais de Assistência Social ou de Agricultura, que estão vinculados ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).
A coordenadora Geral de Apoio à Gestão do Sisan e representante do MDS/SESAN, Gismalia Luiza Passos Trabuco, fará a palestra magna, com o tema Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade.
A etapa nacional ocorre no período de 11 a 14 de dezembro, em Brasília – DF.
Caisan
A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), e tem como finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades da administração pública afetos à área de Segurança Alimentar e Nutricional.
Consea
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins (Consea) é um órgão de caráter permanente, consultivo e deliberativo, de assessoramento imediato ao Governador do Estado, e vinculado a Setas. Tem como objetivo propor políticas públicas, programas e ações voltadas ao direito à alimentação e nutrição, da população que não dispõe de meios para prover as necessidades básicas alimentares.
Fonte: Secom TO
Imagem: Setas