Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves promove capacitação sobre recuperação de áreas degradadas

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel trabalha na recuperação de áreas degradadas ao longo da bacia
– Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves irá realizar capacitação com o tema Recuperação de Áreas Degradadas nos dias 9 e 10 de novembro no município de Rio da Conceição.

A capacitação tem como proposta abordar questões fundamentais relacionadas à recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves e promover a sustentabilidade, o fortalecimento do Comitê e a melhoria da qualidade e quantidade da água, incluindo atividades como o plantio de mudas no entorno da nascente e das matas ciliares, gestão das águas e apresentação de técnicas de restauração.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA), Mario Sena, afirmou que o comitê de bacia realiza um trabalho em conjunto com a comunidade e os municípios para fortalecer os lençóis freáticos, recuperar nascentes e promover a educação ambiental em colaboração com a Secretaria do Meio Ambiente do estado e dos municípios.

Mario Sena ressaltou ainda que a capacitação irá contar com 16 horas de treinamento e os participantes receberão um certificado ao final. “É uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e melhores práticas entre os participantes, incluindo também sessões sobre a gestão dos recursos hídricos e a construção de projetos de revitalização”, acrescentou.  

O presidente complementou ainda que a Secretaria do Meio Ambiente “tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento do comitê, estando sempre presente, ajudando e proporcionando condições para o seu funcionamento”.

O evento envolve a participação ativa dos membros do Comitê, representantes da prefeitura e outros interessados, promovendo o engajamento da comunidade na gestão dos recursos hídricos e na conservação ambiental.

*Estagiária sob a supervisão de Camila Mitye


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins