Exposição ocorre até o dia 24 de outubro e conta com acervo inédito disponibilizado por colecionadores e instituições parceiras
– Foto: Governo do Tocantins
A Agência de Mineração do Estado Tocantins (Ameto), com o intuito de promover a valorização da mineração e destacar a importância das atividades do setor à sociedade, realiza a 1ª Exposição de Geologia e Mineração do Estado do Tocantins, entre 14 e 24 de outubro, no Capim Dourado Shopping. A abertura oficial do evento será às 16 horas, do dia 14, com a exibição de um acervo geológico de rochas, minerais e fósseis de ocorrência estadual e nacional.
Com um panorama narrativo de mais de milhões de anos, a exposição se embasa na evolução geológica do planeta e apresenta como essas transformações foram registradas nas rochas e minerais ou mesmo em árvores. Por meio do acervo, o visitante terá a possibilidade de conhecer mais sobre as geociências, como a mineração está presente em sua vida e curiosidades geológicas que ocorrem no Tocantins.
O presidente da Ameto, Mauro Mota, destacou que o Governo do Tocantins tem buscado ocupar um novo espaço no cenário da atividade mineral, e que a exposição serve como alavanca para mostrar o potencial do setor e provocar uma reflexão sobre o papel da mineração na vida das pessoas e na evolução do planeta.
“O visitante sairá da exposição com um conhecimento amplo e compreensível dos fatos geológicos do nosso estado e país. Ele acompanhará a formação do planeta desde os primórdios, compreendendo como essa ação de milhões de anos segue presente nas nossas vidas até os dias de hoje, seja na paisagem, na ciência, na tecnologia e na medicina. Pensamos em uma mostra que unisse informações científicas com elementos da geologia e da mineração em um só lugar”, explicou Mota.
Para realização da exposição, peças inéditas foram cedidas à Ameto por colecionadores e também pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e pela Agência Nacional de Mineração (ANM), parceiros da Agência no fomento da mineração no Tocantins.