Com 65% das obras executadas, ponte de Porto Nacional tem previsão de entrega para julho de 2024

O Governo do Tocantins divulgou nesta quarta-feira, 31, que 65% das obras da nova ponte sobre o lago de Porto Nacional já foram executadas. Segundo a Agência Tocantinense de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), a fundação da estrutura está sendo finalizada; atualmente, a empreiteira responsável pela obra está instalando mais vigas pré-moldadas.

 

Ainda segundo a Ageto, a entrega da ponte está prevista para julho de 2024. Apesar de sucessivas mudanças no prazo, o governo afirma que as obras estão adiantadas. A obra foi contratada em 2015 com promessa de conclusão ainda em 2019; o prazo foi prorrogado para o ano de 2022 e, posteriormente, para o primeiro semestre de 2023.

 

A Rivoli do Brasil SPA, empresa responsável por executar a construção da ponte, deve concluir as fundações da estrutura neste mês de junho; já o lançamento das vigas de concreto deve ser concluído até agosto. ““A fase de lançamento de viga está programada para ser concluída até a primeira quinzena de agosto, além da conclusão do balanço sucessivo, que liga a parte de Porto. Ficará faltando apenas o lado de Fátima, que também já está bastante adiantado”, informou Celso de Oliveira, engenheiro da Ageto e suplente de fiscalização do contrato.

 

As sucessivas prorrogações do prazo de conclusão da obra também levaram ao aumento no custo da obra. Inicialmente orçada em cerca de R$ 101,3 milhões, a ponte já recebeu investimentos de quase R$ 150 milhões através de parceria do Governo do Estado com o Banco de Brasília (BRB).

 

Infraestrutura

 

A construção da nova ponte de Porto Nacional é a maior obra de infraestrutura em andamento no estado. A estrutura terá quase um quilômetro e meio de extensão e vai substituir a antiga ponte construída na década de 1970 e parcialmente interditada desde o ano de 2011.

 

“Essa ponte tem dois pórticos centrais em rio, cujo a superestrutura é composta por Balanços Sucessivos, que permitem ter um vão livre de 153 metros sem pilares e altura em relação ao N.A. de 25 metros executada no intuito de atender um gabarito de navegação de 137 metros x 15 metros (pode-se observar a estrutura com 99% concluída já do lado de Porto Nacional). Isso também é algo que diferencia muito esta Obra de Arte Especial de outras pontes. Está sendo um privilégio para a Rivoli do Brasil SPA contribuir com este momento histórico do Tocantins”, explicou o engenheiro da Rivoli, Douglas Pereira.

 

Atualmente, apenas veículos leves estão autorizados a passar pela antiga estrutura. Já a travessia de caminhões, carretas, ônibus e outros veículos pesados tem sido feita por meio de balsas e chega a custar mais de R$ 300, a depender do veículo.

Fonte: Tocantins Rural