As cotações da arroba do boi gordo fecharam a última semana no campo positivo, com uma valorização de 1,02% na média Brasil.
Essa alta da arroba, ainda que pouco expressiva, é uma tendência que deve se manter ao longo dos próximos meses, segundo o analista de mercado da Datagro, Guilherme Yank.
O cenário doméstico é favorável, com renda melhorando, desemprego caindo e festas de fim de ano se aproximando. As exportações de carne bovina também devem bater recorde em novembro.
Apesar desses fatores positivos, Yank acredita que as altas nos preços do boi gordo devem ser limitadas. “A gente vê um cenário mais construtivo, mas sim, a gente vê um cenário mais benévolo para que os preços possam avançar um pouquinho ainda que sem grande intensidade”, disse.
Para os produtores, a recomendação é aproveitar o momento para comprar gado. “Para quem não faz a estratégia de trava ou, via de regra, usa algum instrumento que pode garantir um preço mínimo de venda ou um preço máximo de compra de um insumo importante ali, o essencial é sempre atuar de forma anticíclica”, disse.
Yank também aponta para a possibilidade de os preços do bezerro subirem no meio do ano que vem.