O ONS, operador do SIN (Sistema Interligado Nacional), informou que houve uma “ocorrência no sistema” às 8h31, causando uma “separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste”. O SIN é responsável pela transmissão elétrica entre as regiões do território nacional. Roraima foi o único estado não afetado por não fazer parte do SIN.
Tocantins
Após um período de aproximadamente seis horas, o fornecimento de energia foi completamente restabelecido em todas as localidades do Estado do Tocantins. A Energisa, concessionária de energia elétrica na região, confirmou a normalização por volta das 14h18, trazendo alívio para os moradores afetados. O processo de recuperação foi finalizado na região do Bico do Papagaio, no extremo norte do estado, marcando a conclusão dos esforços para o reestabelecimento total da rede.
Confira a nota completa da empresa:
A Energisa informa que às 14h18, o fornecimento de energia já foi restabelecido no Tocantins para 100% dos clientes do estado, nos 139 municípios atendidos pela Energisa.
A interrupção foi ocasionada por um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em todo país. Como proteção, por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão em 25 dos 26 estados do Brasil.