Adapec e parceiros buscam formalização de Consórcio para o fortalecimento do serviço de inspeção

Consórcio visa ampliar a comercialização de produtos de origem animal
– Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participou na manhã dessa terça-feira, 19, na sede da Pasta em Palmas, de uma reunião com a Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA), Serviço de Inspeção Municipal de Gurupi, e representantes de municípios da região sul e sudeste do Tocantins, onde foram tratadas as ações para formalização de um Consórcio de municípios visando o fortalecimento do serviço oficial de inspeção, e futuramente, o registro junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

Segundo o gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminho, este Consórcio visa à inspeção de produtos de origem animal que deverá contar com a participação de 25 municípios da região sul e sudeste do Tocantins, sendo que seis destes já assinaram a lei do Consórcio. Após a formalização, os municípios que ratificarem a Lei poderão comercializar seus produtos entre si.

“Esse será o primeiro Consórcio de municípios do Tocantins e da região Norte do Brasil com esta organização e finalidade, e isso, trará ganhos importante para a cadeia produtiva, pois haverá um aumento no número de pessoas atendidas, crescimento da agroindústria, diminuição da burocracia, facilidade para os pequenos empresários estabelecerem seus negócios e a população terá acesso a produtos inspecionados com qualidade e segurança alimentar,” afirmou Antônio José.

O coordenador do Consórcio, Douglas Henrique Morais, ressaltou que o objetivo é utilizar os serviços de inspeção e poder comercializar os produtos de origem animal em todos os municípios consorciados aumentando a renda dos empresários e a segurança alimentar da população.

Na reunião ficou definido que a Adapec será o órgão demandado para realizar as auditorias desse Consórcio quando este solicitar adesão ao Sisbi, uma vez que, depois de formalizado o Consórcio, ele terá o prazo de três anos para solicitar adesão ao Sisbi. Esta habilitação é feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, porém, no Tocantins, a Adapec é o órgão delegado para estas auditorias de adesão ao Sisbi por parte dos municípios e dos Consórcios.


Legenda da imagem.

Fonte: Adapec Tocantins