Ações de fiscalização no Parque Estadual do Cantão resultam na apreensão de pescado e abordagens em embarcações

Pescado foi encontrado pela fiscalização em um acampamento no Projeto de Assentamento Manchete, em Marianópolis
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

As ações de fiscalização no Parque Estadual do Cantão (PEC), na região nordeste do Tocantins, estão sendo intensificadas neste período de temporada de férias. Com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), a equipe do PEC apreendeu 20 kg de pescado e abordou embarcações e condutores para orientar sobre a legislação ambiental.

Realizada no período de 22 a 26 de junho, a fiscalização efetuou patrulhamento terrestre nos pontos pesqueiros do Projeto de Assentamento Manchete, no município de Marianópolis. No local, foi encontrado um acampamento, onde houve a apreensão de uma caixa de isopor com 20 kg de pescados de diversas espécies. Os fiscais lavraram um auto de infração no valor de R$ 1,1 mil e um termo de apreensão dos pescados. Os pescadores foram orientados quanto aos termos da legislação ambiental e os pescados foram doados às famílias em situação de risco.

A equipe do Parque Estadual Cantão realizou patrulhamento ambiental aquático pelos cursos hídricos dos rios do Coco e Araguaia, Furo da Barreirinha, Furo do Cicica, Lagos do Pequizeiro, Seco do Caboclo, Casé, Paredão e Grande. Nestes locais, as embarcações foram abordadas e solicitada a apresentação da carteira para prática da pesca amadora. Os pescadores também foram orientados quanto às portarias Naturatins 53 e 54/2022. Na rota Cicica, três embarcações foram abordadas e os condutores foram orientados a deixar o local, pois é uma área restrita de Proteção Integral. 

 

 


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins