Projeto de RI atende pequenos e médios agricultores
– Foto: Adapec/Divulgação
Pequenos e médios produtores rurais de 15 municípios do Estado, além dos circunvizinhos, terão a partir desta terça-feira, 4, a oportunidade de realizar a devolução das suas embalagens vazias de agrotóxicos por meio do Projeto de Recebimento Itinerante (RI). Em parceria com Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a ação de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas terá um cronograma de atendimentos para o mês de junho.
O projeto de RI é voltado exclusivamente para o atendimento dos pequenos e médios produtores rurais e é realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev); a Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA); Central de Pedro Afonso, administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (ATRIA); Central de Imperatriz /MA, conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART); Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (ADIATO); e, ainda, com a colaboração de prefeituras municipais e sindicatos rurais e com a parceria do Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).
Segundo o gerente de inspeção vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, nesta parceria cabe a Adapec realizar um processo de sensibilização com os produtores rurais, motivando-os para que façam a devolução das embalagens, promoção de palestras de educação sanitária em escolas rurais e assentamentos destacando a importância da devolução das embalagens, as formas corretas de armazenamentos, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), cuidados no manuseio e aplicações dos produtos.
Programação da semana
Nesta primeira semana, o projeto atenderá os produtores rurais dos municípios de Miranorte, Tocantinópolis, Paranã e Palmeirópolis. Os locais de devolução serão: em Miranorte, no Parque de Exposições; em Tocantinópolis, na praça em frente a Adapec; em Paranã, no Ginásio de Esportes e, em Palmeirópolis, no pátio da oficina da prefeitura. No período das 9h às 16hs.
Calendário de junho
Miranorte – 04/06
Tocantinópolis – 06/06
Paranã – 06/06
Palmeirópolis – 07/06
Araguatins – 11/06
Paraíso do Tocantins – 12/06
Palmeiras do Tocantins – 13/06
Aguiarnópolis – 14/06
Augustinópolis – 18/06
Buriti do Tocantins – 18/06
Axixá – 20/06
Sítio Novo – 25/06
Arapoema – 25/06
São Miguel – 27/06
Itaguatins – 28/06