Governo do Tocantins visita Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e fortalece agenda sobre boas práticas na gestão ambiental
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Nos dias 6 e 7 de maio, equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO) e Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) estiveram em Florianópolis/SC cumprindo agenda institucional do Governo do Tocantins em visita ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC). Além de fortalecer as relações entre os dois estados, durante a visita foram discutidos diversos pontos de interesse comum, incluindo a gestão dos recursos naturais, implementação de políticas de proteção ambiental e fomento para uma economia sustentável.
O presidente do Naturatins, Renato Jayme, destaca o compromisso do Governo do Tocantins com as questões relacionadas à preservação do meio ambiente e a importância da troca de experiência entre os estados para fortalecer as políticas de gestão ambiental. “Esse intercâmbio é mais uma iniciativa do Governo do Estado para aprimorarmos nossas estratégias de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, que é uma de suas prioridades. A gestão dos recursos naturais é um desafio constante, e a experiência obtida por meio dessa visita institucional ao IMA/SC nos permite aprender, compartilhar boas práticas e aperfeiçoar as nossas ações”, frisou.
Questões como monitoramento de áreas protegidas, controle de desmatamento, proteção à fauna e flora ameaçadas e licenciamento ambiental também foram abordadas durante as discussões, com o intuito de identificar possíveis soluções e partilhar oportunidades de cooperação.
“Para nós da Secretaria de Parcerias e Investimentos, que estamos trabalhando na construção de um projeto a ser desenvolvido em parceria com a iniciativa privada com o objetivo de melhorar os serviços de uso público e visitação nos atrativos turísticos do Parque Estadual do Jalapão, a visita ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina foi muito positiva. A troca de experiências com outras unidades federativas nos dá ainda mais referências para desenvolver nossos projetos a partir do uso adequado dos recursos naturais, contribuindo para a construção de um futuro mais resiliente e equilibrado para nossas comunidades e para o meio ambiente como um todo”, afirmou o secretário da SPI/TO, Thomas Jefferson.
O presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, explica que a Companhia executa o papel de desenvolvedora operacional, em conjunto com a Secretaria de Parcerias e Investimentos, em projetos estratégicos do Estado, e agora também em parceria com o Naturatins. “Estamos trabalhando de forma integrada com as equipes técnicas e jurídicas de cada órgão para trazer evocação aos Parques Estaduais, com objetivo de aperfeiçoar a gestão do uso público desses espaços. Tivemos experiência positiva com os Parques em Santa Catarina, de forma a desenvolver uma modelagem de projeto econômico-financeira, jurídica e ambiental em parceria com o Naturatins”, explicou o gestor.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina é um órgão responsável pela execução da política ambiental no Estado, e atua na gestão de 10 Unidades de Conservação de Proteção Integral (UCs) estaduais, além de desenvolver atividades de fiscalização, licenciamento ambiental, geoprocessamento, estudos e pesquisas ambientais, dentre outros. O órgão é reconhecido pelas importantes contribuições em prol do progresso ambiental, social e econômico do Estado. A instituição é reconhecida pelas importantes contribuições em benefício do progresso ambiental, social e econômico do Estado.
Visita ao Parque Estadual do Rio Vermelho (SC)
No segundo dia da agenda, a comitiva do Governo do Tocantins visitou o Parque Estadual do Rio Vermelho, UC de proteção integral situada em Florianópolis, no nordeste da Ilha de Santa Catarina, onde são realizadas uma série de ações ordenadas para recuperação de ecossistemas alterados, conservação dos biomas e visitação pública com práticas de atividades de educação ambiental e turismo ecológico. No Parque, que é administrado pelo IMA, também há o incentivo para produção de pesquisas científicas.
O gerente de Unidades de Conservação do Naturatins, Rodrigo Sávio, ressaltou a importância da visita, que abrangeu diversas atividades, como trilha guiada, explicação sobre os procedimentos de manejo de espécies exóticas invasoras encontradas na área, além de observar a interação entre as comunidades tradicionais e a UC e conhecer a gestão do uso público do Parque. “Foi uma experiência que nos oportunizou vivenciar e compreender como é conduzida a gestão de uma unidade de conservação em outro bioma. Avaliamos não apenas as diferenças do bioma, mas também as experiências e iniciativas aplicáveis ao nosso cotidiano, com foco no uso público e na preservação ambiental”, frisou.
O intercâmbio entre o Governo do Tocantins e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina reafirma o compromisso de ambas as partes com a promoção do desenvolvimento sustentável e com a preservação dos recursos naturais. Por meio de parcerias estratégicas e de políticas ambientais eficazes é possível conciliar o progresso socioeconômico com um futuro próspero e equilibrado para todos.