Fórum tem como proposta sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância da construção conjunta de uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Estado do Tocantins
– Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o 1º Fórum de Sustentabilidade do Estado do Tocantins, realizado pela Energisa Tocantins e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ocorre nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL). O Fórum tem como proposta sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância da construção conjunta de uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Estado do Tocantins. O evento contará com palestras, workshops, mesas redondas e exposições.
Na programação do dia 21, a Semarh conduzirá o painel Estratégias de baixas emissões, a partir das 14H30, com participação do secretário Marcello Lelis, que vai apresentar a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, uma Carta de Intenções que visa impulsionar a competitividade do Estado de forma sustentável, buscando a melhoria da qualidade de vida da população e o uso racional dos recursos naturais. Considerando seus quatro eixos de atuação, econômico, social, ambiental e infraestrutura, a Estratégia do Governo do Estado é uma das principais pautas do Fórum.
Além disso, convidado pela Semarh, Richard Smith, diretor Executivo do Instituto Produzir, Conservar, Incluir, do Mato Grosso, abordará a Estratégia PCI (Produzir, Conservar, Incluir). A PCI foi construída com o objetivo de captar recursos para o Estado do Mato Grosso, visando a expansão e o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa e a recomposição dos passivos ambientais. A estratégia objetiva também a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e a geração da redução de emissões e sequestro de carbono mediante o controle do desmatamento e o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.
A participação da Semarh no evento, como ressalta o secretário Marcello Lelis, “é uma oportunidade de sentarmos à mesa para tratar de um tema que interessa a todos nós, o desenvolvimento sustentável do Tocantins. É por meio da nossa Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável que vamos direcionar os investimentos realizados pelo Estado dos recursos oriundos da negociação de créditos de carbono florestal jurisdicional, iniciativa pioneira do Governo do Estado. Para isso, precisamos dessa grande pactuação entre os setores da sociedade e vejo nesse Fórum uma porta aberta para isso, para que possamos dialogar e buscar juntos os caminhos para fazer do Tocantins uma referência em preservação aliada ao desenvolvimento”, afirma.
O superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, destaca que em meio à crise climática global, a discussão sobre sustentabilidade emerge como uma necessidade imprescindível, que deve ter a participação de vários atores sociais. “Esta pauta não é apenas uma questão ambiental, é um apelo à responsabilidade coletiva para enfrentar os desafios que ameaçam a saúde do nosso planeta. Nesta direção, a importância de discutir a sustentabilidade está intrinsecamente ligada à preservação do meio ambiente”, sustenta.
O gestor ainda pontua que o fórum será baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); no engajamento dos stakeholders; respeito à diversidade e vocação natural; governança, monitoramento e transparência e nos investimentos. “Esses fatores são fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo. Acreditamos que a partir de discussões como esta, ajudaremos a desenvolver estratégias assertivas e sociais para os pequenos negócios”.
O gerente de Gestão de Projetos da Energisa Tocantins, Leandro Fernandes, também ressaltou a importância do Fórum e da colaboração público-privada. “O trabalho colaborativo entre o Estado, instituições públicas, sociedade civil e iniciativa privada é muito importante. Ao unirmos esforços e recursos, estamos construindo um ciclo sustentável que é essencial para a implementação bem-sucedida da estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável’’.
O evento contará com palestrantes renomados, incluindo Marcelo Rosenbaum, Frederico Lamego e Camila Carvalho, que compartilharão suas experiências e insights sobre sustentabilidade.
Inscrições
As inscrições para o 1º Fórum de Sustentabilidade do Tocantins são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link. O evento tem colaboração, ainda, de parceiros como a BRK e a Fieto.
(*Estagiária sob supervisão de Camila Mitye)