Frísia e Sicredi realizam ações em alusão ao Dia do Cooperativismo em Paraíso do Tocantins

A união em busca de transformar a realidade da sociedade onde se está incluído é um dos grandes pilares do modelo de negócio cooperativista. Um grande exemplo é o Dia de Cooperar (Dia C), instituído pela Organização das Cooperativas Brasileiras – Sistema OCB, e disseminado pelas cooperativas em todo o país.

Em Paraíso do Tocantins, no último sábado (1º), a Frísia Cooperativa Agroindustrial juntou-se ao Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pela Casa do Caminho Raquel Murça, com a entrega de sopas e mais de 200 marmitas.

“O objetivo do Dia C é mostrar para a sociedade o importante papel da cooperativa na responsabilidade social. No Dia C mostramos o princípio do cooperativismo, principalmente o 7º Princípio. Temos responsabilidade nas comunidades onde as nossas unidades estão instaladas, desenvolvendo projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos”, afirma Márcio Ketterer, coordenador de operações da Frísia no Tocantins.

De acordo com o gerente do Sicredi em Paraíso do Tocantins, Johnatan Schmitz, ações como esta são um trabalho contínuo e não se limitam apenas ao Dia C. “Continuaremos ajudando as instituições, estamos recebendo doações e até o fim do mês, vamos fazer um fechamento para a entrega de ajuda financeira e roupas”, destaca.

A cooperação contínua

A Frísia segue com a campanha de cooperação de maneira interna. A cooperativa também está realizando a arrecadação de roupas, envolvendo colaboradores e cooperados. As doações serão destinadas para entidades parceiras que prestam atendimento à comunidade.

Dia C

O Dia C é uma data para incentivar práticas de voluntariado e confirmar o compromisso do cooperativismo com a construção de um mundo mais justo, equilibrado e próspero. O objetivo é comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, lembrado no sábado (1º) e disseminar a importância do movimento e aproveitar esta data para demonstrar à sociedade um pouco do que o cooperativismo faz, diariamente, para melhorar a vida das pessoas e preservar o meio ambiente.

Frísia

No Tocantins desde 2016, a Frísia conta hoje com 152 cooperados e cerca de 70 colaboradores no Estado. A cooperativa agroindustrial oferece ao produtor rural inúmeras vantagens competitivas perante o mercado e permite que ele tenha mais facilidade na administração dos seus negócios, aumentando as condições para o sucesso das atividades. A cooperativa atua também no Paraná, com mais de mil associados, sendo a cooperativa de produção mais antiga do estado.

Fonte: Tocantins Rural