A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) apresentou aos produtores e visitantes o potencial produtivo de alta qualidade das sementes em unidade demonstrativa (horta experimental) de diversas hortaliças, verduras, milho, grãos e legumes. Na unidade, foram aplicadas as boas práticas de plantio e manejo adequado.
A unidade demonstrativa montada na feira é parte das transferências de tecnologias a serem desenvolvidas para atender aos agricultores familiares. Durante a feira, o governo estadual lançou a segunda etapa do Programa Mesa Farta, contendo um kit de sementes de milho, arroz, feijão, hortaliças e frutas. O projeto atenderá 8 pequenos produtores da agricultura familiar de todo o estado.
De acordo com o gerente de Agricultura da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), Francisco Alves Lima, o Programa Mesa Farta é exemplo de distribuição de sementes de qualidade para multiplicar as culturas nas comunidades rurais. “É um programa do Governo do Tocantins que beneficia milhares de agricultores familiares, produzindo e gerando renda, nos excedentes, proporcionando mais qualidade na alimentação das pessoas”, enfatizou.
O agricultor Estevão Martins da Silva, morador no Projeto de Assentamento Serra do Taquaruçu, é um dos produtores que espera a entrega das sementes. “Eu quero muito estas sementes de qualidade, podemos notar que esta horta está com a folhagem bonita, usando o manejo e técnicas de produção adequada”, detalhou.