Naturatins promove ações educativas em alusão ao Dia Mundial da Água no Parque Estadual do Cantão

Naturatins realizou uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O Parque Estadual do Cantão (PEC), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizou, na quinta e na sexta-feira, dias 19 e 20, uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A iniciativa reuniu estudantes de diferentes faixas etárias de escolas do município de Caseara em atividades voltadas à educação ambiental.

A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do órgão com a educação ambiental e a formação de estudantes mais conscientes, destacando a preservação dos recursos hídricos como essencial para a vida.

Na sexta-feira, 20, a Unidade de Conservação (UC) recebeu alunos do 8º ano da Escola Municipal Aristeu Camargo. A programação teve início com a recepção dos estudantes, seguida de uma apresentação no Centro de Visitantes, na qual os participantes conheceram melhor a biodiversidade e as belezas naturais do Cantão. Durante a visita, foi realizada uma palestra educativa em alusão ao Dia Mundial da Água, abordando a importância da conservação desse recurso e sua relevância para o meio ambiente.

A programação contou ainda com uma demonstração de atividades de caiaque no píer e com a realização de uma trilha de pequeno percurso, proporcionando uma experiência prática de contato com a natureza.

O supervisor do PEC, Cleber Cavalcante, destacou a importância de aproximar os estudantes da natureza para fortalecer a conscientização ambiental. “Acreditamos que a vivência e o contato dos alunos com a natureza proporcionam um aprendizado diferenciado sobre a fauna e a flora. O Parque Estadual do Cantão está sempre de portas abertas para iniciativas que promovam o conhecimento, a conscientização e a aproximação da comunidade com o meio ambiente”, relatou.

Já na tarde de quinta-feira, 19, a ação foi voltada a alunos da Educação Infantil, com a participação da turma da pré-escola da Escola Branca de Neve. Durante a visita, as crianças conheceram o Centro de Visitantes e participaram de uma trilha ecológica até o píer.

Como parte da programação, foi realizado um experimento educativo que demonstrou, de forma prática e didática, a diferença entre água limpa e água contaminada, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos desde a infância.

A professora da Escola Municipal Branca de Neve, Mariana Gomes de Sousa, ressaltou a importância das atividades fora do ambiente escolar e dos impactos positivos na aprendizagem das crianças. “Foi uma experiência incrível para os alunos, algo muito proveitoso. Sempre defendemos que a aprendizagem vai muito além da sala de aula, e esse momento foi extremamente rico. Em sala, conseguimos reforçar ainda mais os cuidados que devemos ter com a água e com os rios, entendendo o porquê e para que utilizamos esse recurso. Assim, o aprendizado fica mais fixado”, afirmou.

Ao final da atividade, foram entregues materiais educativos, fortalecendo o aprendizado e incentivando atitudes conscientes em relação ao meio ambiente.

 

Fonte: Governo do Tocantins