Estimular a leitura em toda a comunidade a partir da reciclagem de geladeiras que seriam descartadas e de livros doados. Este é o objetivo da Biblioteca da Cooperação, projeto idealizado pelo Sistema OCB/TO e disseminado para as cooperativas tocantinenses. A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) aderindo à iniciativa inaugurou na última sexta-feira, 28, em sua sede a primeira Biblioteca da Cooperação em Pedro Afonso, na Avenida Mestre Bento, 2380 – Setor Zacarias Campelo.
Maria José Oliveira, superintendente do Sistema OCB/TO, destaca que a adesão da Coapa pode incentivar outras cooperativas a participarem do projeto. “A Biblioteca da Cooperação é importante não só para promover e estimular a leitura, como também para mostrar que o cooperativismo está em todo lugar. Uma ação simples, mas de grande impacto”, pontua a superintendente, que completa. “Para realizar a doação dos livros em Palmas, basta comparecer à sede do OCB na Avenida JK”.
O presidente do Sistema OCB/TO e da Coapa, Ricardo Khouri, explica que a biblioteca traz a essência de resgate ao prazer da leitura, difundindo entre cooperados, colaboradores, familiares e comunidade o prazer de ler.. “A Coapa contribuiu com livros sobre a doutrina cooperativista e espera ter uma diversidade de artes literárias, para todos os gostos”, destaca.
Para as cooperativas interessadas na adesão do projeto, o Sistema OCB/TO disponibiliza a arte para plotagem de estruturas e materiais de divulgação. A proposta é que as cooperativas disponibilizem este espaço em local aberto para que a sociedade possa doar livros usados e pegar outros, promovendo a circulação do conhecimento.