A ação tem como objetivo informar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância das UCs e discutir os impactos dos incêndios florestais
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está promovendo, até quinta-feira, 23, uma série de palestras educativas em escolas localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Bananal/Cantão. Abordando temas como Unidades de Conservação (UCs); biodiversidade; e estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais, a ação tem como objetivo sensibilizar e informar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância das UCs.
As atividades iniciaram na quinta-feira, 16, na Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, em Divinópolis, e finalizarão na Escola Municipal Adelina Costa Souza, município de Caseara. A iniciativa conta com o apoio das secretarias municipais de meio ambiente e turismo dos municípios que fazem parte da APA Ilha Bananal/Cantão.
A ação já alcançou cerca de 160 estudantes e visa sensibilizar e informar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância das UCs para a proteção da biodiversidade, além de discutir os impactos ambientais dos incêndios florestais, promovendo informação sobre a preservação do meio ambiente e a necessidade de ações de proteção.
A servidora do Naturatins, Helia Regina, destacou a importância das ações de educação ambiental. “Essas iniciativas são essenciais para sensibilizar a comunidade. Elas funcionam como uma ferramenta valiosa para inspirar ações positivas e promover práticas sustentáveis na conservação da biodiversidade”, destaca.
Em Dois Irmãos, a ação foi realizada na Escola Municipal Aurélio Buarque. Além das palestras, o município também recebeu uma doação de 24 mudas de árvores, que serão plantadas em áreas degradadas, reforçando o compromisso com a recuperação ambiental. A próxima atividade ocorre nesta quarta-feira, 22, na Escola Municipal Senhor do Bonfim, em Araguacema
“Esperamos que cada aluno compartilhe com seus pais os impactos ambientais causados pelos incêndios florestais ao meio ambiente, assim, poderemos aumentar a conscientização e fortalecer a preservação ambiental”, ressalta o chefe da Brigada Ambiental da APA Ilha do Bananal/Cantão, Ismael Dionísio.