Governo do Tocantins incentiva cultura da mandioca e busca ampliar resultados no campo

Produção de mandioca está presente em todos os municípios tocantinenses
– Foto: Seagro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e com apoio de parceiros, promove dias de campo para incentivar ao cultivo da mandioca e melhorar os resultados dos produtores. Os encontros ocorrem nesta quarta, 4,  a partir das 9h30, na chácara Paraíso, no Assentamento Mundo Novo, em Miracema do Tocantins; e quinta-feira, 5, no mesmo horário, no Assentamento Primogênito, em Novo Acordo.

Com o tema “Uma Abordagem da Cadeia da Mandioca”, o evento conta com palestras de especialistas da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater – Goiás), que abordarão temas como genética e melhoramento de plantas. Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) também participam com orientações práticas para o fortalecimento da atividade.

O gerente de Agricultura da Seagro, Francisco Alves Lima, ressalta que o dia de campo reforça o compromisso do Estado com a inovação e a sustentabilidade no meio rural. “Além de promover a troca de experiências entre produtores, técnicos e pesquisadores, esses encontros são espaço fértil para novas ideias. Temos solo e clima favoráveis, agora é hora de investir em conhecimento e adaptação para garantir bons resultados”, pontua.

Dados

Miracema do Tocantins tem se destacado na produção de mandioca. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, o município plantou cerca de 700 hectares, alcançando 13,7 mil toneladas colhidas. O rendimento médio foi de 19.570 kg por hectare, mostrando o potencial da região e o empenho dos agricultores.

Parceiros

Participam do evento as prefeituras de Miracema do Tocantins e Novo Acordo, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater – Goiás) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Fonte: Governo do Tocantins