Tocantins recebe a Rota da Pecuária para explorar sistemas de criação bovina

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Segro) deu início às atividades da Rota da Pecuária, um evento que percorrerá propriedades com diferentes sistemas de criação de bovinos no estado. A primeira parada da caravana foi realizada no dia 26 na Fazenda Bacaba – Agrogem, localizada no município de Miranorte, na região central do estado.

 

A Rota da Pecuária é uma expedição técnica pública e privada dedicada a aprofundar o conhecimento sobre a pecuária tocantinense. Ao longo de aproximadamente 1.300 quilômetros, em 6 municípios (Miranorte, Araguaçu, Cariri, Gurupi, Peixe e Silvanópolis), produtores e técnicos visitarão 6 propriedades previamente selecionadas pela Seagro, nas quais os sistemas de criação e manejo têm apresentado índices positivos de desempenho.

 

Nessas propriedades, os responsáveis técnicos e produtores irão compartilhar a trajetória de suas propriedades, explicando os aspectos do manejo produtivo e financeiro. Serão fornecidos dados sobre índices reprodutivos, sistema de seleção, estratégias nutricionais, gestão de pessoas e de saúde animal, tecnologias adotadas e comercialização dos produtos dessas fazendas.

 

Mara Luce Borges Leal, gerente de Pecuária da Seagro, destaca que, ao longo dos cinco dias de expedição, os participantes terão a oportunidade de conhecer os sistemas de produção e manejo adotados em propriedades de pecuária de corte no Tocantins, evidenciando a relação entre o uso de tecnologia, o aumento da produtividade e o impacto na rentabilidade das fazendas. “A Rota da Pecuária é um evento de suma importância para os pecuaristas trocarem conhecimentos e discutirem sobre o atual momento e as expectativas do mercado. Tudo isso visa melhorar o setor da pecuária tocantinense”, ressalta ela.

 

Além disso, as informações coletadas durante a expedição serão utilizadas para subsidiar a Secretaria da Agricultura, fornecendo dados para análises de mercado e embasando políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor no Tocantins.

 

O evento conta com a parceria do Governo do Tocantins, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sebrae e as fazendas Nelore OL, Agrojem, Agropen (ENCO), Grupo Santa Vitória, Chácara Santa Rita e SPI Agro.

 

Confira a programação da Rota da Pecuária:

 

26 de junho

 

Fazenda Bacaba – Agrojem

(Miranorte – TO)

Pernoite em Araguaçu – TO / Sandolândia – TO

27 de junho

Nelore OL (Araguaçu – TO)

Pernoite em Gurupi – TO

 

28 de junho

1º Rota – Chácara Santa Rita (Cariri – TO)

2º Rota – SPI – Agro

(Gurupi – TO)

Pernoite em Peixe – TO

 

29 de junho

Fazenda Explanada – Monark

(Peixe – TO)

Pernoite em Natividade – TO

 

30 de junho

Fazenda Encontro da Natureza – Nelore ENCO

(Silvanópolis – TO)

Retorno a Palmas – TO

Fonte: Tocantins Rural