Termina nesta sexta-feira, 5, o I Encontro de Educação Sanitária realizado pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com o tema ‘Educar para Prevenir’, o evento tem como objetivo promover a articulação multi-institucional e multidisciplinar, atualização e capacitação técnica em educação sanitária, em especial quanto ao uso de metodologias ativas nas atividades educativas, e promoção de ambiente de troca de saberes e experiências.
O Tocantins, que já faz parte do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), participa do evento com representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). “A partir deste encontro, o programa deverá ser instituído em nosso Estado, permitindo, elevar a padronização das ações de educação sanitária, visto que com a retirada da vacinação contra a febre aftosa, o processo de educação sanitária junto aos produtores rurais e público em geral, deverá ser intensificado, e consequentemente, fortalecer este programa tão importante para a defesa sanitária”, informou a gerente de educação sanitária da Adapec, Michelly Shuailla.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o evento aborda temas como a interface entre educação sanitária, fiscalização e comunicação; especialistas Ad Hoc para a educação sanitária; Zap Rural, e outros assuntos.
O encontro reúne mais de mil pessoas entre gestores de órgãos estaduais de defesa agropecuária, técnicos e acadêmicos de instituições de ensino e pesquisa, bem como representantes do setor produtivo e da sociedade, dos consumidores e dos conselhos de classe.
Segundo a chefe do setor de Educação Sanitária do Mapa, Juliana Moreira, o que se espera é que, a partir da troca de experiências e conhecimentos, os participantes possam implementar políticas públicas de educação sanitária em seus estados. “Esperamos ao final ver os gestores da defesa agropecuária engajados para apoiar os processos de educação, bem como os participantes sensibilizados quanto à importância do tema como estratégia para implementação de políticas públicas”.
Proesa
Instituído em 2008, o (Proesa) está inserido no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e é coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária. “Considero a educação sanitária como uma das principais ferramentas para conscientização e capacitação dos envolvidos na cadeia produtiva agropecuária brasileira e que, por isso, precisa ser cada vez mais aprimorada”, ressaltou o diretor do Departamento de Serviços Técnicos do Mapa, José Luis Vargas.
O objetivo do Programa é estabelecer e implementar diretrizes nacionais, fortalecer e ampliar as ações públicas e privadas, e desenvolver planos, programas e atividades em educação sanitária em agropecuária, de forma articulada com o Suasa e os Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários.