Foto: Regiane Rocha/ Secom Palmas
O Tocantins está prestes a enfrentar uma nova onda de calor no mês outubro, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após uma forte onda de calor que atingiu o país na segunda quinzena de setembro, o Inmet prevê que as temperaturas permanecerão acima da média para o mês em várias regiões do Brasil, incluindo o Estado. O fenômeno é amplificado pela presença do El Niño, segundo análise da empresa de meteorologia Climatempo.
A previsão é de que as temperaturas se elevem de 2°C a 3°C acima da média dos anos anteriores em estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e até 1°C acima da média na região Sul e no norte do Amazonas. No entanto, áreas específicas, incluindoo Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, serão as mais impactadas, com temperaturas médias superando os 29ºC. Além disso, Goiás e o Distrito Federal também devem enfrentar altas temperaturas devido a essa onda de calor.
Apesar do calor intenso, algumas regiões, como o sul de Mato Grosso do Sul e parte do Sul do país, podem experimentar dias consecutivos de chuva, o que ajudará a amenizar as temperaturas, levando os termômetros a ficarem abaixo dos 20°C, ligeiramente abaixo da média para esta época do ano. No entanto, a seca persistirá em partes do Norte e do Nordeste, com previsão de chuvas abaixo da média histórica nessas regiões.
Tocantins
Conforme divulgação da NetClima, em parceria com a Energisa Tocantins, nos últimos dias, o tocantinense tem enfrentado um cenário de severidade climática, com episódios que vão desde o calor extremo com temperaturas que chegaram até 40°c, até a chuva forte com muitos raios e ventania intensa. Há ainda a previsão de que, além do calor intenso, chuvas com ventos fortes também atinjam algumas regiões do Estado.