O movimento turístico na Região das Serras Gerais durante o feriado da Semana Santa surpreendeu empresários e gestores municipais
– Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Cada vez mais, os tocantinenses estão redescobrindo as riquezas do próprio estado. O crescimento do turismo nas Serras Gerais reflete também em outras regiões turísticas do Tocantins, impulsionado principalmente pelo turismo de proximidade, que vêm movimentando a economia e revelando novos destinos aos próprios tocantinenses e aos visitantes de estados vizinhos.
Em Aurora do Tocantins, por exemplo, onde ficam atrativos como o Rio Azuis, o Escorrega do Betinho e a Praia do Puçá, além de diversas pousadas ecológicas, o fluxo de visitantes chegou a exigir o controle de acesso em alguns momentos, respeitando a capacidade de carga e garantindo a preservação ambiental durante o feriadão da Semana Santa.
Em Lavandeira, conhecida pelos belos banhos de cachoeiras e córregos, a situação não foi diferente: pousadas e restaurantes lotaram com turistas da própria região e de cidades próximas de outros estados.
Segundo os proprietários de uma pousada localizada a apenas 12 km da sede de Aurora, José Tavares Filho (Zuzinha) e Mara Regina Rezende, o feriado superou todas as expectativas. “Todas as pousadas e as casas de hospedagem lotaram. Em nossa pousada, com estrutura de bar, restaurante e banho, também ficamos com toda a capacidade ocupada. Para o feriado do Dia do Trabalhador, já estamos com todos os apartamentos reservados. Esperamos um bom número de turistas nesses dias”, afirmou Zuzinha.
O prefeito de Aurora do Tocantins, Edson Neiva, acredita que o turismo pode alavancar a economia local. Segundo ele, cada gestão contribuiu, em seu tempo, para que a cidade tenha o atual protagonismo no setor. “Estamos trabalhando para estruturar cada vez mais o segmento. Nosso município tem atrativos para turistas que buscam tranquilidade, contato com a natureza e segurança”, destaca.
“Nunca vi tanta gente em Aurora como no feriado da Semana Santa. Acredito que esse movimento se repita no feriado do Dia do Trabalhador, que será prolongado. A informação que temos é que todas as pousadas já estão lotadas. Estamos atentos à infraestrutura urbana e à conservação das estradas de acesso aos atrativos. Para isso, contamos com apoio dos parlamentares e do Governo do Estado”, completa Edson.
O prefeito também considera fundamental a qualificação do trade turístico. Ele cita parcerias com o Sebrae Tocantins e a assistência contínua na área da saúde, com plantão médico 24 horas à disposição da população e dos visitantes.
Edson também lembra que o aumento de visitas, especialmente ao Rio Azuis, considerado o terceiro menor rio do mundo, ganhou força após reportagem exibida no programa Mais Você, da Rede Globo. “Tivemos turistas que se hospedaram em Barreiras [BA], por falta de vaga na região. Acreditamos que essa lotação máxima se repita no próximo feriado”, afirma.
Turismo de proximidade
O turismo de proximidade se caracteriza por viagens curtas, de ida e volta no mesmo dia ou durante o fim de semana, permitindo ao turista conhecer lugares próximos de casa. No Tocantins, as boas condições das rodovias facilitam o deslocamento, tornando as viagens mais sustentáveis, inclusive no que diz respeito à emissão de gases poluentes.
Esse modelo de turismo permite visitar cidades históricas ou atrativos naturais por um custo mais acessível, com maior flexibilidade de horários e planejamento, além de proporcionar o prazer de redescobrir lugares encantadores bem perto de casa.
Governo investe na valorização das regiões turísticas
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destaca que o Governo do Tocantins tem apostado na interiorização do turismo por meio de ações estratégicas. “Com o projeto Turismo na Estrada, temos percorrido diversas regiões do estado, identificando necessidades e promovendo ações de fortalecimento da atividade. A região turística das Serras Gerais, por exemplo, é um verdadeiro paraíso a ser descoberto pelos tocantinenses. Estamos empenhados em estruturar esses destinos, gerar emprego e renda, e garantir que o turismo seja uma ferramenta real de desenvolvimento para os municípios”, completou.
O secretário também ressaltou o apoio do governador Wanderlei Barbosa, que tem sido um entusiasta do setor. “O governador entende o potencial do turismo como motor econômico e tem dado total suporte para que o Tocantins se consolide como um destino nacional de natureza e experiências únicas”, finalizou Hercy Filho.