Concluída na segunda-feira (31), a etapa na Arábia Saudita da missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A rodada permitiu avanços nas parcerias técnicas e comerciais para a agropecuária brasileira. Uma das pessoas que fazem parte da comitiva do Mapa chamou a atenção. Foi senador tocantinense Irajá (PSD-TO), que posou em uma foto destacada no site do Mapa, ao lado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita, Abdulrahman Abdulmosen A. Al-Fadley, e do senador Rogério Carvalho (PT-SE).
Após as reuniões governamentais e empresariais, Fávaro anunciou a formação do grupo de trabalho entre Brasil e Arábia Saudita para a estruturação da parceria entre os países no maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, desenvolvido pelo Mapa. O programa visa a conversão de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis. Faz parte da Comitiva que visitou os Emirados Árabes o sendor tocantinense Irajá Abreu (PSD).
Entre os temas das negociações sanitária animal, o ministro destacou a liberação da habilitação de caprinos brasileiros para a exportação.
Durante o encontro, também foram realizadas as tratativas para a regionalização do protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em caso de detecção de focos em granjas comerciais. O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e um dos únicos países que mantém o status de livre da IAAP, conforme a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A missão oficial cumpriu agendas em Riade no domingo (30). A comitiva também se reuniu com representantes da Sabic Agri-Nutrients e da Companhia Saudita de Investimentos em Agricultura e Pecuária (Salic).
Agora, a delegação brasileira chega a sua última etapa e desembarca em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda-feira (31). No país, o Brasil segue promovendo o programa de intensificação da produção sustentável de alimentos e a ampliação das parcerias técnicas e comerciais.
Na programação, está prevista a realização de seminário empresarial e reuniões com diferentes fundos de investimentos. A comitiva do Mapa permanece no país da península arábica até quarta-feira (02).